Ação social com assistência jurídica e dia de beleza encerra campanha Abril Azul em Presidente Figueiredo

Durante a campanha, a prefeita Patrícia Lopes, lançou o programa Lado a Lado que oferece serviço especializado em diversas áreas as pessoas com deficiências (PCDs)

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou na manhã desta sexta-feira (29), no Salão Paroquial da Igreja de Nossa Senhora de Aparecida (Matriz), o encerramento da campanha Abril Azul, idealizada pela prefeita Patrícia Lopes, para proporcionar inclusão, dignidade e qualidade de vida as pessoas com deficiência (PCDs) e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Durante a ação, coordenada pela secretária adjunta da Semasc, Aline Mendes, foram entregues Carteiras de Identidade Diferenciada, uma modelo de identidade civil destinada a pessoa com deficiência. O documento, facilita o acesso e atendimento do PCD, em estabelecimentos e instituições públicos e privados.

Os PCDs e seus familiares, que participaram do evento, tiveram à disposição atendimento jurídico e social, além de corte de cabelo e outros serviços de beleza. Também receberam orientação sobre como ter acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e se inscrever no programa Lado a Lado.

“Esse evento é reflexo do trabalho e comprometimento que a gestão da prefeita Patrícia Lopes tem em assegurar direitos, qualidade de vida e dignidade a essas pessoas tão especiais, tanto que assim criou uma rede de apoio dentro do próprio governo para prestar os atendimentos que são necessários. A prefeitura trabalha em conjunto e, durante a campanha Abril Azul, as secretarias de Ação Social, Saúde e Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) estiveram alinhadas e trabalhando juntas”, afirmou Aline Mendes.

Maria Peixoto, moradora da comunidade Boa Esperança, já com o cabelo, sobrancelha e maquiagem prontos, fez questão de agradecer a prefeita Patrícia Lopes, ao vice-prefeito Anderson Leal e a toda a equipe de governo, mobilizada no evento.

“A ação social foi muito boa, muito prestativa pra nós, PCDs. Eu tô feliz por isso e grata, primeiramente ao Senhor, por ter promovido, usado a prefeita, o vice-prefeito e os demais que se mobilizaram para nos ajudar, para nos beneficiar. Hoje a gente pode fazer tudo aquilo que a gente gosta”, afirmou, fazendo questão de exibir um brinde que recebeu.

A secretária adjunta da Semasc, Aline Mendes, fez questão de destacar que, em Presidente Figueiredo, a atenção e assistência às pessoas com deficiência, funcionam, permanentemente, por meio do CRAS e do programa Lado a Lado, lançado pela prefeita Patrícia Lopes, na abertura da campanha Abril Azul, que disponibiliza atendimento especializado, em áreas como fisioterapia, assistência social aos PCDs e outros necessários para que tenham melhor qualidade de vida.

“Além do Lado a Lado, em breve, outros projetos serão implantados para assegurar inclusão e dignidade as pessoas com deficiência”, antecipou a secretária.

Texto: Gabrielle Amazonas
Foto: Tamyres Cunha