Ações de saúde e cuidados com a beleza, marcam comemorações do mês da Mulher em Presidente Figueiredo

Secretarias municipais de Saúde e de Políticas Públicas para as Mulheres elaboraram uma programação que começa nesta terça-feira (07/03) e vai até a sexta-feira (31/03), nas UBSs do município

A partir desta terça-feira (07/03), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Presidente Figueiredo estarão com uma programação especial voltada aos cuidados com a saúde, beleza e bem-estar das mulheres. A ação, que envolve as secretárias municipais de Políticas Públicas para as Mulheres (Semp), por meio do projeto Cuidando Delas, e da Saúde (Sems), como parte da Campanha Março Lilás, de conscientização e combate ao câncer de colo de útero, segue até do dia 31 de março.

“Toda a programação durante este mês especial, marca a importância da mulher. Essas atividades programadas,  relacionadas a saúde, bem-estar e beleza, têm influência direta para o  autoconhecimento das participantes, a reconstrução da própria identidade e,  como essas mulheres podem se relacionar com o meio que pertencem sem permitir que as desrespeitem, as agridam, não apenas fisicamente, como também psicologicamente”, destaca a titular da Semp, Ieda Nicácio.

A titular da Sems, Mariane de Souza Abreu, destaca que durante toda a programação especial do Mês da Mulher, além de atendimento médico, orientação sobre prevenção e tratamento do câncer de colo de útero, estará sendo ofertada vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), para meninas, com idade entre nove e 14 anos, usada na prevenção da doença.

Ainda segundo Mariane Abreu, as mulheres também poderão fazer a coleta do preventivo, exame realizado para detectar alterações nas células do colo do útero, que deve fazer parte da rotina médica de todas as mulheres, porque ajuda a evitar o aparecimento e desenvolvimento de uma série de complicações, principalmente, o câncer de colo uterino.

As mulheres que forem às UBS de Presidente Figueiredo, durante a programação do mês de março, também terão a possibilidade de atualizar o esquema vacinal de prevenção ao covid-19.

Cuidando Delas

De acordo com a secretária Ieda Nicácio, as ações do projeto Cuidando Delas, durante três dias, a cada semana, em UBS da sede e da zona rural do município, de acordo com a programação estabelecida em parceria com a Sems.

Entre os serviços de beleza e autocuidado oferecidos estão manicure; corte de cabelo; maquiagem; massagem e design de sobrancelhas.

Ieda Nicácio destaca que o objetivo do programa Cuidando Delas é melhorar a autoestima das mulheres, para que elas se sintam mais bonitas, empoderadas e assim possam ter melhor qualidade de vida.

“O cuidado com beleza, com a autoestima, ajuda as mulheres a se reinventar e se identificar, novamente, enquanto uma mulher bonita, envolvente, sexual, especialmente aquelas que não trabalham fora de casa, não têm renda, e que são vítimas de algum tipo de violência doméstica”, afirma.

🌹07.03 – UBS AIDA MENDONÇA (terça-feira- manhã)

🌹08.03 – POLICLÍNICA (quarta-feira – manhã)

🌹09.03 – TEATRO NA PRAÇA (quinta-feira – noite)

🌹11.03 – RUMO CERTO (sábado – manhã)