Agricultores familiares e pequenos avicultores de Presidente Figueiredo recebem capacitação

Ministrado pelos técnicos do Idam, em parceria com a Semada, curso ‘Avicultura Inicial’ vai beneficiar 40 agricultores familiares da comunidade Rio Pardo, KM 18, Ramal Gusmão, na BR 174

Pequenos avicultores e agricultores familiares de Presidente Figueiredo vão participar do curso ‘Avicultura Inicial’, que será ministrado por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), por meio da Gerência de Produção Animal (Gepan, fruto de parceria com a prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento e Desenvolvimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro (Semada)

De acordo com a titular da Semada, Inês Sampaio, estão sendo ofertadas 40 vagas, para agricultores familiares da comunidade Rio Pardo, localizada no km 18 do ramal Gusmão, na BR 174. A capacitação será realizada nesta quarta e quinta-feira (10 e 11/ 01), das 8h às 16h30.

A iniciativa tem o objetivo de capacitar pequenos avicultores, com até 100 galinhas, ou agricultores familiares que desejam iniciar na atividade.

O curso será ministrado pelo coordenador do Projeto Prioritário da Avicultura do Idam, João Marcos, com organização da Gerência de Produção Animal (Gepan), em parceria com a Unidade Local (UnLoc) de Presidente Figueiredo.

O gerente da unidade, André Castilho, explica que pequenos produtores do município apresentaram perdas devido à falta de conhecimentos básicos para o desenvolvimento da avicultura e que a capacitação vai suprir a necessidade desses comunitários.

“Temos a preocupação de iniciar o ano capacitando os nossos pequenos produtores para evitar que eles tenham perdas. É um anseio da comunidade ter um conhecimento a mais de avicultura, uma atividade que exige menos fisicamente e pode ser desenvolvida pela dona de casa, pelo senhor com saúde mais frágil”, destaca.

O conteúdo programático do curso prevê introdução à avicultura, nutrição na avicultura, manejo alimentar na avicultura, legalização da atividade avícola e aula prática.

Fotos: Divulgação