Cerca de 1,1 mil alunos de escolas municipais de Presidente Figueiredo participaram das provas do Saeb 2023

Estudantes matriculados nas turmas de 5º e 9º Ano do Ensino Fundamental de 17 escolas foram avaliados nos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais

Estudantes de 17 escolas da rede municipal de ensino de Presidente Figueiredo, do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental estão participando das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Mais de 1,1 mil alunos, em todo município, realizaram as provas no período de 24 de outubro a 1º de novembro, na sede e zona rural do município.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Rodolfo Moraes de Oliveira, as provas tiveram duração de 2 horas e 30 minutos e, tanto a aplicação quanto o engajamento com a comunidade, está sendo acompanhado pela equipe técnica da Semed.

O secretário afirma que, desde o início da gestão da prefeita Patrícia Lopes, vêm sendo realizados investimentos na Educação,

“Após a realização de um intenso trabalho e de um significativo investimento na área da educação, planejados e executados pela prefeitura de Presidente Figueiredo, na ofertas de cursos de capacitação e formação continuada, na valorização profissional, na intensificação de assessorias e acompanhamentos técnico-pedagógicos, na melhoria de infraestruturas escolares, no acompanhamento psicossocial, na distribuição de materiais didático-pedagógicos e na implementação de programas e projetos de recomposição da aprendizagem, esperamos que as nossas escolas alcancem ou ultrapassem as metas estabelecidas como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, afirma Rodolfo de Oliveira.

Sobre o Saeb

O Saeb tem como objetivo avaliar a qualidade da educação Básica no Brasil até o Ensino Médio. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas na avaliação, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nas avaliações censitárias, Língua Portuguesa e Matemática são as áreas do conhecimento abordadas pelo Saeb 2023. O certame também tem uma versão amostral, aplicada para alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta versão amostral, os estudantes de 5º e 9º ano também respondem questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Fotos: Tamyres Cunha/Dircom-PF