Com a chegada do verão, prefeitura intensifica obras de recuperação e manutenção do sistema viário, na sede e zona rural

Pacote de obras de verão, lançado em julho pela prefeita Patrícia Lopes, tem por objetivo garantir melhor trafegabilidade e segurança aos figueiredenses e turistas que visitam a Terra das Cachoeiras

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Semisp), está intensificando o trabalho de recuperação e manutenção de ramais e vicinais, recapeamento, tapa-buraco, construção de calçadas e sarjetas, drenagem, entre outros serviços, para garantir melhor trafegabilidade e segurança aos figueiredenses que vivem na sede e zona rural do município, impactando positivamente o escoamento da produção agrícola, piscicultura e pecuária.

Nesta sexta-feira (18/08), enquanto as máquinas e homens trabalhavam em quatro frentes de obras nos ramais Boa Esperança (KM 120), Jardim Floresta (KM 126), Micade (KM 132), Bom Jesus e Rio Pardo (na comunidade Canoas – Pardo KM 139), todos na BR 174, na sede, na sede do município seguem as obras de recuperação do sistema viário, com serviços de base, drenagem, manutenção de sarjeta e calçadas, nas ruas Açaí, Tucumã e Piquiá, no bairro Morada do Sol.

Além disso, já foram concluídos os primeiros dois quilômetros de asfaltamento da avenida Amazonino Mendes, no trecho que vai do parque Galo da Serra (Gruta do Raio) até o parque das Orquídeas.

Desde o lançamento do novo pacote de obras, pela prefeita Patrícia Lopes, no início de julho deste ano, Semisp realiza a recuperação do asfalto nas ruas dos bairros mais críticos da cidade, ao mesmo tempo em que abriu várias frentes de obras em ramais e vicinais da zona rural.

De acordo com o secretário Kilmer Barros, como na gestão Patrícia Lopes, o planejamento tem sido a base de todo trabalho desenvolvimento e programas implementados, ainda em junho, foi concluído um mapeamento das ruas e ramais que estavam com a pavimentação mais comprometida para que fossem priorizadas no pacote de obras de verão.

Obras do Pacote de Verão já realizadas

Foram realizados serviços de drenagem profunda, sarjeta, calçada e meio-fio na avenida Amazonino Mendes (antiga Onça Pintada), que também foi recapeada, além da Galo da Serra I e II, Aquariquara, em frente ao ginásio Vicente Limão, que foi reinaugurado também neste período e rua Taboca (centro).

Também foram recapeadas as ruas Açaí (morada do Sol), Maçaranduba, Angelim e Canoa, no Centro, e rua do Índio, no Parque Urubuí.

Ainda no bairro Morada do Sol, as avenidas Joaquim Cardoso, Sucuri, Açaí e Tucumã receberam serviços de terraplanagem e tapa-buraco, assim como a avenida Lírios, no bairro Aida Mendonça. As ruas Piquiá, Tucumã e Itaúba, e a avenida Amazonino Mendes, receberam operações de limpeza e retirada de entulhos.

Nas avenidas Galo da serra e Padre Calleri e ruas Cutias e Araras, foram realizados serviços de desobstrução de bueiros e confecção de tampas para boca de lobo.

Na zona rural, já concluídas as obras das ruas, ramais e vicinais das comunidades Micade II e III, acesso a Corredeira do Urubuí e ramal do Urubuí. Estão em execução, nas comunidades Micade I, Canoas-Rio Pardo, Nova Jerusalém, Jardim Floresta, Nova Floresta, Boa Esperança e Ramal Bom Jesus.

O pacote de verão inclui ainda, reforma e adequação de prédios e espaços públicos, como, por exemplo, o ginásio poliesportivo Vicente Limão, complexo esportivo Carlos Augusto Nobre Ribeiro, Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comercio (Semtec), Praça da Juventude, Centro Comunitário do Jardim Floresta, Casa do Professor da escola municipal da comunidade Canoas, quadra da escola municipal Ademilde da Fonseca, e revitalização do Parque Urubuí, entre outras.

Fotos: Tamyres Cunha – Dircom/PF