Unidade é a 23ª da rede municipal de ensino, reformada, ampliada e modernizada, na atual gestão municipal. Mais duas outras escolas municipais, ainda deverão ser entregues neste ano
A prefeita Patrícia Lopes reinaugurou, na noite desta quinta-feira (06/10), a Escola Municipal de Balbina, unidade que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), para moradores da Vila de Balbina e, também das comunidades rurais do Ramal da Morena, localizado na altura do quilômetro 72 da rodovia AM 240.
Com mais esta entrega, a prefeita Patrícia Lopes atinge a marca de 23 escolas revitalizadas, na gestão dela, de um total de mais de 50 obras que foram executadas no município, entre unidades educacionais, postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros equipamentos públicos, como as praças da Vitória e da Cultura, unidades do Centro Municipal de Atenção à Juventude (CMAJ), na sede e zona rural.

“A reinauguração da Escola de Balbina é um marco, que nos enche de alegria e esperança. Essa é a 23ª escola revitalizada em nosso município. E, isso, não é apenas um número, é um testemunho do compromisso da nossa gestão com a educação, porque entendemos que a educação é o alicerce do nosso desenvolvimento. Ao investir em nossas escolas, estamos investindo no futuro de nossas crianças e jovens. Proporcionando a eles, um ambiente propício para o aprendizado e crescimento e, também, um espaço digno para o trabalho dos profissionais da educação. À medida que a Escola de Balbina reabre suas portas, vejo um futuro brilhante para a vila. O progresso está em marcha e muitas coisas boas estão por vir”, afirmou Patrícia Lopes.
Com o projeto de reforma e revitalização, executado pela prefeitura, a Escola de Balbina, que atende cerca de 500 alunos, nos três turnos, voltou a ter um anfiteatro, conforme o projeto original. A reconstrução do espaço, que desabou por falta de manutenção, em gestões anteriores, foi uma das principais reivindicações da comunidade, considerando que a escola é considerada um referencia na inclusão da literatura, no processo pedagógico, no município e no estado do Amazonas.

E, foi no anfiteatro que pais, alunos, professores e demais servidores da escola, acompanhados de suas famílias e alguns convidados, se reuniram para comemorar a reinauguração, que teve apresentações musicais, poesia, dança e teatro.
O gestor da escola, Frank Abrahim Marques, se disse orgulhoso por fazer parte da história, que está sendo escrita pela prefeita Patrícia Lopes, na Educação de Presidente Figueiredo.

“Posso dizer, de peito aberto, que me sinto orgulhoso em participar deste momento, de tantos avanços e conquistas na Educação do nosso município. Um momento de reconstrução, mas não apenas dos espaços físicos, mas também, de cuidado com o processo de ensino, aprendizagem e integração social”, afirmou o gestor.

Além do anfiteatro, a prefeitura também reconstruiu o parque de diversão, que havia na escola, quando da inauguração e que, também, se deteriorou com o tempo, pela falta de manutenção, assim como o bicicletário.
A escola, também, ganhou duas salas de Educação Especializada, para atender os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A passarela reformada e ampliada, ganhou cobertura, para proteger a comunidade estudantil, em dias de chuva.
Os alunos receberam novo fardamento escolar e material didáticos e, os professores, kits pedagógicos.
Entre as autoridades, presentes ao evento de reinauguração, estavam secretários municipais, a chefe da representação da prefeitura na Vila de Balbina, Andrea Honorato, e os vereadores Assis Arruda, Thales Pacheco e César Amaral.
Fotos: Paula Oliveira