Coral de Natal surpreende e encanta servidores e pacientes em unidades de saúde de Presidente Figueiredo

Formado por funcionários da Secretária Municipal de Saúde, que atuam em diversas áreas, coral está levando o clima natalino às unidades de atendimento na sede e zona rural de Presidente Figueiredo

O espírito natalino tomou conta das Unidades Básicas de Saúde (UBS), da sede e da zona rural do município de Presidente Figueiredo, nesta terça-feira e quarta-feira (13 e 14/12), trazido pelo Coral da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). O projeto, idealizado pelo maestro Gilson José Rodrigues, que é servidor da pasta, e que estava parado há alguns anos, foi resgatado pela secretária municipal de Saúde, Mariane Abreu, como uma maneira agradecer aos profissionais dessas unidades pelos últimos dois anos de muito trabalho, especialmente, durante a pandemia.

“Nós temos um quantitativo bem expressivo de servidores, por isso, escolhemos essa forma de dizer muito obrigada a todos pela sua dedicação, empenho e amor no exercício do seu trabalho, que é cuidar e acolher as pessoas. E como estamos numa data comemorativa, de esperança, de renascimento, nós decidimos, fazer essa homenagem a todos os profissionais da saúde com uma canção natalina, indo diretamente ao local de trabalho desses profissionais e levando também uma lembrancinha, um mimo, já que estamos no período natalino, quando, tradicionalmente, presenteamos familiares e amigos”, explicou a secretária Mariane Abreu.

Por volta das 8h30 da manhã de terça-feira, o coral da Sens chegou a UBS Clemência Assunção, na comunidade Maroaga, para a primeira parada do roteiro que só terminou na noite desta quarta-feira, pegando a todos de surpresa e encantou pelo gesto e o apelo da mensagem da canção natalina, cantada com entusiasmo e animação.

“Foi maravilhoso, porque isso nunca aconteceu. Sou servidora há quase 20 anos e isso nunca tinha acontecido. E é muito importante. A gente se sente agradecida, porque esses dois anos foram de muitas dificuldades, muitas, por conta da pandemia, e ganhar esse carinho, esse afago, próximo ano natal é muito emocionante”, disse Jocilene Figueira de Moraes, gerente da UBS.

O médico Manoel Galvão, definiu o momento lúdico, logo no inicio do expediente, como sendo revigorante e muito importante para lembrar a todos do verdadeiro espirito do Natal, em tempos em que prevalece o consumismo exacerbado das redes sociais e demais meios de comunicação.

“Estou reabastecido para também transferir esse acolhimento e boas energias para as pessoas que precisam, porque aqui, todas as pessoas chegam, estão fragilizadas, cheias de angustias, então esses momentos proporcionados pelo o coral, vai refletir, com certeza, na melhoria do atendimento”, afirmou.

Da UBS Clemência Assunção o grupo seguiu levando o espirito natalino por todas as unidades da sede de Presidente Figueiredo, incluindo além das UBSs, central do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Policlínicas, Centros de Endemias e Farmacêutico, e complexo municipal “É Tempo de Cuidar” e também o Prato Cidadão, restaurante popular do governo do Estado, onde pessoas em situação de vulnerabilidade social, podem almoçar pagando apenas R$ 1.

Por onde o grupo passou, a secretária Mariane Abreu, além de distribuir os “mimos” que comprou para os servidores da Sems, levou as palavras de agradecimento, carinho e votos de Feliz Natal e Prospero Ano Novo, da prefeita Patrícia Lopes e do vice-prefeito, Anderson Leal.

E igualmente, em todas as unidades da rede municipal de saúde, foram momentos de muito emoção, confraternização e alegria.

“Achei muito lindo. Fiquei muito emocionada, porque tenho mais de 20 anos como servidora pública da saúde, e nunca vi isso acontecer. Meus sentimentos são só gratidão”, disse Rose Zarvas, técnica de eletroencefalograma, da Policlínica de Presidente Figueiredo.

O sentimento é o mesmo da coordenadora da Unidade, Elza Leal. “É uma maneira de gratidão. Você sabe que a gente trabalha, sempre dando o nosso melhor, e então, ser lembrada, nos deixa muito feliz, mesmo, de verdade”, destacou.

Também entre as pessoas que aguardavam atendimento nas sete UBS, por onde o coral passou entre terça e quarta, na sede e zona rural de Presidente Figueiredo, o sentimento e demonstração de carinho na receptividade do grupo, foi o mesmo.

Rosângela Lima dos Santos, professora que veio tomar a quarta dose da vacina contra covid-19, na UBS Ainda Mendonça, expressou bem o sentimento do público que também se emocionou e parabenizou a prefeita Patrícia Lopes e a equipe da Sems pela iniciativa.

“Estou encantada com essa ação. É algo maravilhoso, porque significa um gesto importante de valorização os profissionais da saúde que trabalharam na covid-19 e isso, é importantíssimo”, afirmou a professora que mora próximo a unidade de saúde.

“Fazer saúde através da música, com acolhimento, carinho e gratidão. Esse é o propósito do nosso coral, em especial neste período tão especial em que celebramos o nascimento de Jesus, no salvador”, repetiu, por muitas vezes, o maestro Gilson Rodrigues.

Depois de visitar todas as unidades de saúde da sede do município, o coral da Sems esteve nas UBS dos ramais localizados ao longo da BR 174 e da AM 240 (Estrada de Balbina).

Fotos: Paula Oliveira