Depois de esperar por mais de 40 anos, moradores do Tancredo Neves recebem o título definitivo de suas terras

Mais de 400 moradores do bairro vão receber o título definitivo de seu imóvel. Na primeira etapa foram entregues 96. No dia 20 fevereiro, mais 100 serão contempladas

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, está tornando realidade um sonho de mais de quatro décadas dos moradores do bairro Tancredo Neves: ser o dono, de fato e de direito, da terra em que vivem com suas famílias. Na noite desta terça-feira (06/02), ela fez a entrega dos  primeiros  96 títulos definitivos, de um total de 400, aos moradores beneficiados pelo programa de regularização fundiária do município. 

“Agora, com a graça de Deus e a perseverança da prefeita Patrícia Lopes, a terra é nossa de papel passado. Ela podia muito bem ter feito como os outros (ex-prefeitos), deixar como estava, mas, ela resolveu e agora está nos entregando o documento”, comemorou dona Etelvina de Souza, com um largo sorriso no rosto e lágrimas nos olhos.

A emoção também estava estampada no rosto de dona Liana Damásio, que mantem gravado na memória o dia 17 de agosto de 2007, quando chegou à então comunidade Curupira, hoje bairro Tancredo Neves, junto com sua família.

“Sinto uma grande alegria, porque, até que enfim, saiu essa documentação. Isso era o que a gente sonhava e precisava há 42 anos”, afirmou.

Para a prefeita Patrícia Lopes, a realização de um sonho de décadas dos moradores do bairro Tancredo Neves e ver a alegria estampada no rosto de cada um dos moradores contemplados, é resultado de um trabalho planejado e de muita dedicação de todos os profissionais da gestão.

É dessa forma que a gente trabalha, para dar dignidade às pessoas e garantir um futuro melhor. Trabalhamos lá atrás, de forma planejada, para que isso pudesse acontecer nesta noite. Desde que assumi, fui em busca da regularização fundiária, tanto urbana como rural, porque para mim é de grande importância essa questão, significa cidadania e melhoria da qualidade de vida. Nós conseguimos! É assim que a gente faz e vai continuar fazendo”, enfatizou.

A noite de entrega dos títulos definitivos aos moradores do Tancredo Neves também foi especial para o vereador Marcos Nascimento, presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo. Ele foi o engenheiro responsável, pela avaliação da área da comunidade Curupira, quando da desapropriação feita pela justiça, em 1992.

“Estou muito feliz em participar deste momento, que é marcante e dignificante. A prefeita Patrícia Lopes, mais uma vez, se mostra visionária, com esse gesto respeitoso com a população figueiredense. Faz valer o respeito às pessoas da comunidade Curupira, hoje bairro Tancredo Neves”, destacou.

De acordo com o secretário municipal de Governo, Carlos Maciel, o programa municipal de regularização fundiária vai contemplar outros bairros de Presidente Figueiredo. Segundo ele, equipes da secretaria de assuntos fundiários já estão trabalhando no cadastramento das famílias. Em relação ao bairro Tancredo Neves, Carlos Maciel informou que uma próxima entrega de títulos definitivos está marcada para o dia 20 de fevereiro.

O documento entregue pela prefeitura, garante aos proprietários segurança jurídica e promove a valorização dos imóveis, além de ser um marco importante para o município, porque tem reflexo direto no desenvolvimento.

Estiveram presentes na cerimônia de entrega de títulos urbanos, os vereadores, secretários, servidores da secretaria municipal de Habitação e Assuntos Fundiários, além dos moradores contemplados, nesta primeira etapa do programa municipal de regularização fundiária.

Fotos: Paula Oliveira – Dircom/PF