Dezenove trabalhos de servidores da saúde participam da “1ª Mostra Aqui Tem SUS” de Presidente Figueiredo

Três primeiros colocados no evento, que acontece no dia 4 de abril, vão representar o município na etapa estadual, que será realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Manaus

A conquista do primeiro lugar no prêmio “Ideia Sus – Fiocruz é SUS direito universal, saúde, equidade e democracia”, conquistado por Presidente Figueiredo, durante a “17ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, em 2022, estimulou a participação dos servidores da rede municipal de saúde a participar da “1a Mostra Aqui Tem SUS”. Dezenove trabalhos foram inscritos e serão apresentados no evento, que acontece nesta terça-feira (04/04), no auditório da prefeitura, no horário das 8h30 às 12h30.

“O empenho da gestão na melhoria do atendimento prestado à população nos estimulou a inscrever o primeiro trabalho, lá no ano passado. Hoje, ao invés de um, temos 19 na etapa municipal e vamos ter, três na etapa estadual. Essa é uma demonstração do sentimento de pertencimento da equipe da rede municipal de ensino, que nos estimula a fazer uma reflexão sobre o nosso próprio trabalho e buscar maneiras de melhorar”, afirma a secretária municipal de Saúde, Mariane Abreu.

Os 19 trabalhos inscritos para a “1a Mostra Aqui Tem SUS”, de Presidente Figueiredo, serão avaliados por uma banca formada por Ester Mourão, chefe do Serviço de Articulação Interfederativa e Participativa do Ministério da Saúde (MS); Júlio Cesar Schweickardt, pesquisador em saúde pública pelo Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz); e Alcindo Antônio Ferla, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador visitante do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia (Lahpsa) da Fiocruz.

Os três primeiros trabalhos mais bem avaliados durante o evento vão representar o município de Presidente Figueiredo, em Manaus, na Mostra Estadual, que vai ser realizada nos dias 25 e 26 de abril. 

Mariane Abreu destaca que a mostra de experiências exitosas é uma oportunidade para que os profissionais de saúde do município conheçam e interajam com boas práticas no atendimento ao usuário do SUS, para estimular e fortalecer as soluções inovadoras que buscam garantir o direito à saúde. Tem por objetivo dar visibilidade às ações de saúde no âmbito local, e é usada como um dos instrumentos para fortalecimento estratégico e aprimoramento do SUS.

Fotos: Divulgação/Dircom-PF