Empreendedoras de Presidente Figueiredo participam do programa “Empreenda Como Uma Mulher”

Ofertado por meio de parceria entre a prefeitura municipal, Coca-Cola e Sebrae Amazonas, programa beneficia empreendedoras do município que atuam no segmento de alimentação fora do lar

Mais de cem mulheres empreendedoras de Presidente Figueiredo, que atuam no segmento de alimentação fora do lar, aderiram ao programa “Empreenda Como Uma Mulher”, ofertado pela prefeitura do município, por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comércio (Semtec), em parceria com a Coca-Cola e o Sebrae Amazonas.

O programa, lançado nesta terça-feira (13/06), no auditório da prefeitura, será ministrado ao longo do mês de julho, com aulas presenciais e online e tem por objetivo fortalecer e estimular o empreendedorismo feminino no município. 

“Com o programa, as mulheres vão adquirir conhecimento e fortalecer ainda mais os seus empreendimentos. Independentemente do porte da empresa, o importante é que com essa parceria com Sebrae e a Coca-Cola vai melhorar o empreendedorismo feminino no município”, afirma a secretária adjunta da Semtec, Elianda Miranda dos Santos Rocha.

Debora Sales, analista do Sebrae amazonas, gestora do programa, apresentou o programa para as mais de cem mulheres já inscritas que estiveram presentes ao lançamento e explicou a metodologia que será utilizada na sua execução. A duração será de três a quatro meses, com aulas online e presenciais. Por conta da parceria com a prefeitura, por meio do projeto Cidade Empreendedora, as participantes poderão assistir as aulas online, no próprio auditório onde ocorreu o lançamento.

De acordo com a gestora, o programa “Empreenda Como Uma Mulher” oferece às participantes a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras, planejamento estratégico, boas práticas, planejamento de vendas, marketing digital, mídias digitais, segurança alimentar e gestão de cardápios. Com uma duração de quatro meses, a iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo feminino no município.

Entre as empreendedoras inscritas no programa, está Thamiris Avelino Simões, advogada de formação e que decidiu empreender no segmento de alimentação fora de casa. Ela pretende aprender tudo com os especialistas do Sebrae, para tornar o seu empreendimento – Bar da Doutora – um negócio promissor.

“Isso é muito importante pra nós, principalmente para os novos empreendedores, porque o Sebrae traz novas ideias, questão do atendimento, é muito importante, sempre tem o que melhorar, então, tudo que for novo, pra gente, é muito bom”, afirma.

Rosineide Bacelar Bezerra, dona do Rosilanche, no Mercado Municipal de Presidente Figueiredo, está em busca de ajuda para atrair mais clientes para o seu empreendimento.

“Preciso de ajuda para divulgar melhor e alavancar mais o movimento, atrair uma clientela maior. As vezes a gente se acomoda, porque o movimento tá devagar, mas estou confiante que com esse programa, vamos aprender como dar um gás novo no nosso negócio. Acho que  esse apoio chegou em boa hora e as coisas vão melhorar muito”, aposta.

Dona de um empreendimento bem regional, Maria Ivanete Pereira Machado, quer aprender a divulgar melhor os seus produtos, especialmente, os mais inovadores, como o café produzido com o caroço do açaí e o cardápio vegano.

“Estou há mais de 10 anos lutando, buscando forças para manter o meu negócio.  Hoje  trabalho com o açaí em polpa e do caroço, faço café, que é um sucesso, e também trabalho com comida vegana que é tirada do meu próprio sitio, mangará e palmito de bananeira, jaca, uma infinidade de coisas que tradicionalmente não se aproveita, estou transformando em dinheiro. Preciso fazer com que esse diferencial ajude a alavancar o meu empreendimento”, afirma.

As inscrições para o programa “Empreenda Como Uma Mulher” ainda estão abertas e podem ser feitas através do link https://sebrae-amazonas.rds.land/empreenda-como-uma-mulher. Além disso, as pessoas interessadas também podem comparecer pessoalmente na Sala do Empreendedor, localizada na Semtec.

Além da Semtec, o programa “Empreenda Como Uma Mulher”, tem a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC)

Fotos: Paula Oliveira/Dircom-PF