Equipes de estratégia de saúde da família reforçam ações de combate e prevenção do HIV/Aids

Campanha Dezembro Vermelho é direcionada à população e acontece gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Presidente Figueiredo até o final do mês

Durante todo este mês, a prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), realiza a campanha Dezembro Vermelho, para conscientização e prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Em todas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS), na sede e zona rural do município, as equipes de estratégia e saúde da família, estão realizando testagens e palestra, tirando dúvidas sobre cuidados, prevenção e tratamento dessas doenças.

Além de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, a campanha alerta para a importância de se realizar os exames periodicamente.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da Sems, Etelvina Costa, até entre janeiro e novembro deste ano, 10 pacientes foram diagnosticados com o vírus do HIV em Presidente Figueiredo, cinco a menos que em todo o ano passado.

Todos esses pacientes fazem acompanhamento no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Sems, onde eles recebem a medicação e também agendam as consultas médicas de rotina ou não, quando necessitam, consultar algum especialista especifico. O CTA funciona no Hospital Geral Eraldo Neves.

“É um serviço onde realizamos aconselhamento e orientações voltadas para as IST, HIV, Sífilis, Hepatites B e C, bem como oferecemos Testes Rápidos, resguardando o Sigilo, a Confidencialidade e o Respeito às diferenças. Também realizamos a aconselhamento antes e depois de fazer os exames, a fim de ouvir as dúvidas existentes, realizar orientações de acordo com sua situação de vulnerabilidade e esclarecer sobre as IST/HIV/AIDS/HV”, explica Naissa

Além de palestras, em cada UBS, as equipes da estratégia de saúde da família sorteiam brindes entre com os participantes

Durante o Dezembro Vermelho, também será feita a testagem rápida de IST, imunização e vacinação contra HPV para meninos e meninas com idade entre nove e 11 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

Larissa Carvalho, 19 anos, que estava na UBB  Raul Tejedo, no bairro José Dutra, durante a ação de prevenção e combate ao HIV/Aids ficou atenda as informações repassadas pela equipe de estratégia de saúde da família  e tirou dúvidas também Sífilis, outra IST que também pode ser prevenida com alguns cuidados, como por exemplo, o uso do preservativo.

“Tenho primos adolescentes e penso que, eles precisam estar bem informados para que saibam da importância tomarem precauções para não adoecer”, afirma.

Fotos: Tamyres Cunha