Estudantes do Jardim Floresta retornam às aulas em ambiente renovado, ampliado e salas com ar condicionado

Há 15 anos sem receber reparos, escola municipal José Assunção de Lima, localizada no km 126 da BR 174, foi reformada e ampliada, rede elétrica refeita e salas de aula ganharam ar condicionado

A prefeitura de Presidente Figueiredo reinaugurou, nesta quarta-feira (29/03), a escola municipal José Assunção de Lima, localizada no Jardim Floresta, quilômetro 126 da BR-174, onde estudam 173 alunos, da Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A solenidade, realizada às 16h, foi comandada pelo vereador Marcos Nascimento, presidente da Câmara Municipal, prefeito em exercício do município, e contou com a presença de dezenas de famílias de alunos e ex-alunos, lideranças comunitárias, parlamentares municipais e outras autoridades.

Durante a solenidade, alunos, ex-alunos e familiares, equipe pedagógica, servidores da área administrativa, lideranças comunitárias, fizeram questão de dar depoimentos sobre a precariedade em que se encontravam as instalações da escola municipal José Assunção de Lima, inaugurada há quase três décadas e que, nos últimos 15 anos, estava sem receber manutenção, precarizando o processo de aprendizado dos estudantes.

Com as obras de reforma e ampliação realizadas, a unidade educacional ganhou uma nova área externa com cobertura, telhado e forro foram recuperados, rede elétrica trocada e todo o prédio recebeu uma nova pintura. E, a partir de agora, os estudantes, da pequena Maria Alice, de três anos à dona Úrsula Maria da Silva, de 72 anos, que retornou à escola, após 22 anos sem estudar, retornaram às aulas presenciais em salas de aula com ar condicionado.

A outra novidade, nesse retorno, é o fim do ensino seriado. A partir de agora, e escola regular é aquela que segue a educação comum, com os níveis de ensino e faixas etárias estabelecidas, com um professor para cada série.

“Não vai parar por aqui”, afirmou o presidente da comunidade Francisco Figueiredo Soares de Oliveira, lembrando que a reabertura da escola, após a reforma e ampliação e a implantação do ensino regular, foi um compromisso assumido pela prefeitura Patrícia Lopes, e que se tornou realidade.

“Vamos melhorar ainda mais. Ela já prometeu e vai cumprir, como sempre faz”, enfatizou o líder comunitário, fazendo referência ao projeto da nova escola da comunidade, que terá quase o triplo do número de salas de aula da atual e funcionará no modelo de escola polo, que será lançado, em breve, pela gestão.

Eduardo Rodrigues Mota, pai da pequena Lais, da Educação Infantil, destacou o salto de qualidade que o ensino na escola terá, após a reinauguração. “Com o ambiente renovado, salas de aula refrigeradas, os professores motivados pela melhoria das condições de trabalho, com certeza, vão melhorar o aprendizado dos alunos”, assegurou.

Quem também não tem dúvida de que as coisas vão melhorar na escola, é a aluna Úrsula Maria da Silva, do EJA, que fez questão de falar em nome dos estudantes da unidade. Falando na condição de aluna e ex-aluna, a dona de casa, ficou 22 anos longe da sala de aula e retornou no ano passado.

“A situação estava muito feia. Morcegos morando no forro, jogando sujeira na gente, mau-cheio, barata correndo nos pés, sem contar o calor, mesmo à noite. Está sendo um sonho ver como ficou  nossa escola. Pela primeira vez teve uma reforma digna”, afirmou.

A gestora da escola, Valdelice Mariana, fez coro às afirmações de dona Úrsula e lembrou que “a comunidade já esperava por isso há muito tempo”. Defendeu a valorização do professor que trabalha na zona rural, que são graduados e pós-graduados, agradeceu a dedicação deles e das equipes de servidores administrativos, e também dos operários que trabalharam na obra, segundo ela disse, de domingo a domingo.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Kilmer Barros, com a reinauguração da escola da comunidade Jardim Floresta, a prefeitura chega a 19 escolas reformadas, ampliadas e revitalizadas, nos últimos 12 meses. Ele disse que “depois da manutenção preventiva realizada na escola, os estudantes poderão estudar com segurança e terão as condições de que precisam para aprender”.

O secretário municipal de Educação, Rodolfo Moraes, destacou a importância das obras de melhoria da infraestrutura física da rede municipal de ensino; mas, ressaltou que, em Presidente Figueiredo, os investimentos em educação são bem mais abrangentes.

“Além de reformar, ampliar e modernizar as escolas, tem mais uma frota escolar, formação continuada de professores, segurança alimentar e nutricional do aluno. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história, que está sendo construída pela prefeita Patrícia Lopes e o vice-prefeito Anderson Leal”, enfatizou.

O prefeito em exercício, Marcos Nascimento lembrou que a escola estava sendo entregue, no dia do aniversário da prefeita Patrícia Lopes. “O aniversário é dela, mas quem está sendo presenteada é a comunidade do Jardim Floresta”, destacou.

Marcos Nascimento destacou a capacidade de liderança de Patrícia Lopes que, segundo ele, está fazendo uma mudança conceitual na história do município e, aproveitou para puxar um “parabéns pra você”, entoado com entusiasmo pelos presentes.

Fotos: Paula Oliveira – Dircom/PF