Foliões podem atualizar a vacinação contra covid-19 durante o período do Carnachoeira 2023

Posto de imunização vai funcionar até a terça-feira gorda de carnaval, na rodoviária de Presidente Figueiredo, no horário das 9h às 16h

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) estará intensificando a vacinação contra a covid-19, durante o período de realização do Carnachoeira 2023. Um posto de imunização foi montado na rodoviária do município para oferecer aos visitantes e também aos passageiros em trânsito a oportunidade de atualizar o esquema vacinal contra a doença.

Então sendo disponibilizadas doses para atualização da vacinação dos fabricantes CoronaVac Pfizer e AstraZeneca, e a também o imunizante bivalente atualizado contra o coronavírus.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Presidente Figueiredo, alerta que o atraso na imunização pode comprometer o esquema vacinal e contribuir para o aumento de casos graves da doença.

Neste sábado, a equipe permaneceu na rodoviária das 9h às 16h. No período cerca de 30 pessoas foram imunizadas, entre eles moradores da zona rural do município, que a exemplo das centenas de visitantes que já estão Presidente Figueiredo, vieram participar do Carnachoeira 2023.

O agricultor Pedro Pereira, morador da comunidade Canoas, no quilometro 139 da BR 174, foi um dos primeiros vacinados. Ele recebeu a segunda dose do imunizante e, garantiu que vai para completar o esquema vacinal, na UBS da comunidade, segundo ele, antes do próximo Carnachoeira.

João Vieira Pereira, de passagem por Presidente Figueiredo, a caminho de Boa Vista, também aproveitou para atualizar o esquema vacinal antes de seguir viagem.

O posto de vacinação contra covid-19 na rodoviária de Presidente Figueiredo vai funcionar neste domingo até o meio dia. Não abre na segunda-feira gorda de carnaval, mas, retorna na terça-feira, até às 16h.

Quem não estiver com a carteirinha de vacinação em mãos, não tem problema. Os agentes de imunização fazem a consulta diretamente no ConeteSus, por meio do número do CPF.

Quem pode vacinar

Atualmente, o Ministério da Saúde recomenda a aplicação de até cinco doses da vacina contra a covid-19 a depender da idade e condições de saúde de cada pessoa. Em Presidente Figueiredo, as doses estão liberadas para uma ampla faixa etária que vai desde os seis meses de idade até acima de 80 anos.

A primeira dose é recomendada para todos a partir dos seis meses. As crianças contam com doses infantis específicas.

As vacinas contra covid-19 estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), na sede e também na zona rural do município.

Foto: Divulgação/Sems