Mutirão reduz em 40% demanda por cirurgias eletivas em Presidente Figueiredo

Ação é resultado da parceria firmada entre a prefeita Patrícia Lopes e o médico e deputado estadual George Lins. Maior demanda foi de cirurgias ginecológicas

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), realizou um mutirão de cirurgias eletivas para desafogar a demanda existente no Sistema de Regulação Municipal (Sisreg). Durante dois dias, quinta e sexta-feira (16 e 17/11), 28 pacientes foram atendidos e saíram da lista de espera por cirurgias.

O mutirão, fruto de uma parceria entre a prefeita Patrícia Lopes e o médico e deputado estadual George Lins, contou com uma equipe formada por dez profissionais de saúde, entre cirurgiões, anestesistas, instrumentadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A maior demanda foi por cirurgias ginecológicas, como histerectomia e laqueadura, mas também estão sendo realizadas cirurgias de vesícula, postectomia em pacientes do sexo masculino.

Balanço parcial divulgado pela coordenadora do mutirão, enfermeira Neyla Couto, somente no primeiro dia de atendimento, foram realizadas 11 cirurgias e, na sexta-feira, o número foi ainda bem maior, chegando a 17 pacientes atendidos.

“Esta ação não apenas proporcionou alívio para aqueles que enfrentam condições desafiadoras, mas também demonstrou o compromisso da administração municipal em fortalecer o sistema de saúde local. Agradecemos a toda equipe do nosso hospital pelo empenho, destacou a secretária de Saúde, Mariane Abreu.

Os procedimentos cirúrgicos nos pacientes, em sua maioria, mulheres, foram realizados no Hospital Geral Municipal Eraldo Neves Falcão, que além do centro cirúrgico também disponibilizou instrumentos, profissionais, cuidados e internação.

Fotos: Tamyres Cunha – Dircom/PF