Na vanguarda, Patrícia Lopes implanta Sisreg Municipal para facilitar marcação de consultas em Presidente Figueiredo

Usuário pode, a partir de agora, marcar consultas com especialistas e exames na UBS mais perto de sua casa, tanto na sede quanto na zona rural. Município é o primeiro a implantar o sistema no Amazonas

O mês de maio chegou trazendo melhorias no sistema de atendimento na rede pública de saúde no município de Presidente Figueiredo. A partir de agora, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), não vão mais precisar se deslocar até a sede do município para agendar consultas com especialistas ou exames.

A prefeita Patrícia Lopes iniciou a implantação do Sistema de Regulação Municipal (Sisreg Municipal), permitindo que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que utilizam a rede municipal de Saúde, possam agendar consultas com especialista e marcar exames, na própria Unidade Básica de Saúde (UBS) onde recebe atendimento, seja sede ou na zona rural do município.

Com a implantação do Sisreg municipal, Presidente Figueiredo se torna o primeiro município do interior do Amazonas a gerenciar e regular a marcação de consultas, exames e procedimentos médicos, do sistema de regulação.

O Sisreg Municipal começou a funcionar nesta terça-feira (02/05), nas sete UBSs da sede e também nas UBSs Graça Brasileiro (km 126 da BR 174) e Maria Imelde de Souza Araújo (Km 50 da AM 250 – Estrada de Balbina), as duas na zona rural do município.

“A partir de agora, quando sair do atendimento nas unidades da rede municipal de saúde, o cidadão de Presidente Figueiredo, não precisa mais esperar até o outro dia para marcar exame ou a consulta com o especialista. Ao sair do consultório, ele poderá ir até a recepção da UBS e já deixar agendado o novo atendimento”, explica a secretária municipal de Saúde, Mariane Abreu.

A secretaria destaca que a implantação do Sisreg Municipal vai reduzir o tempo de espera e também evitar que nosso usuário tenha despesas no deslocamento até a sede para marcar uma consulta com especialista ou marcar um exame.

Antes, tínhamos só duas UBSs fazendo a marcação de consultas e exames e, a partir de agora, serão 14 unidades. O Sisreg Municipal já está funcionando em dez UBSs, na sede e na zona rural, mas, em breve, estará em todas”, afirma.

As guias de autorização de internação hospitalar também serão geradas no próprio município, sob a coordenação de um médico regulador. De acordo com a secretária, assim que for processada a primeira regulação de uma cirurgia eletiva, na rede municipal, para um hospital de Manaus, Presidente Figueiredo vai se tornar o primeiro município, na história do SUS no Amazonas, a realizar este procedimento.

Com o pioneirismo da implantação do Sisreg municipal, o município de Presidente Figueiredo chamou atenção do Ministério da Saúde (MS) que elegeu a Terra das Cachoeiras para ser “modelo” em outro programa da rede atenção básica de saúde, que integra o sistema de regulação de exames e consultas, com o prontuário eletrônico do paciente.

Exames e consultas

Estão disponíveis no Centro de Especialidades Médicas Valdeir da Rocha Falcão, para marcação por meio do Sisreg Municipal, consultas com pediatra, cirurgião geral, endodontista, ginecologista, oftalmologista, oncologista, fonoaudiólogo e ortopedista. Além de exames de eletrocardiograma e ultrassonografia, e testes do pezinho, da linguinha, do olhinho.

Sisreg Municipal

Já estão integradas ao sistema municipal de regulação, as UBS Francisco Xavier, Osvaldo Gomes, Aida Barroncas, Aida Mendonca, Raul Tajedo, Celso Clementino, na sede do município, Maria Imelde de Souza Araújo e Graça Brasileiro, na zona rural. As demais serão incorporadas gradativamente.

Fotos: Dircom/PF