Além de reforçar sua preocupação com área social, saúde e geração de emprego e renda, a prefeita detalhou o andamento do programa de obras de infraestrutura, educação e meio ambiente
A prefeita Patrícia Lopes, participou nesta quarta-feira (01/07) da solenidade de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, oportunidade em que fez a leitura da sua mensagem anual, como chefe do Executivo Municipal. “É com a mesma determinação e respeito pela coisa pública, que governaremos este ano de 2023”, disse a prefeita, assegurando aos vereadores que continuará trabalhando em prol de um serviço público de qualidade e eficiente, que se reverta em melhoria da qualidade de vida do povo figueiredense.
Iniciando o balanço das ações desenvolvidas em 2022, a prefeita detalhou o plano de trabalho executado, ponto a ponto, em todas as áreas. Lembrou da realidade cheia de desafios e surpresas desagradáveis, em 2021, com a pandemia em 2022 e da surpresa devastadora da cobrança do precatório, que sequestrou dos cofres públicos R$ 9,5 milhões, fruto da negligência sucessiva de governos anteriores.
“Já avançamos muito, porém, temos a humildade de saber que há muito por fazer. No entanto, nada realizaremos sem o engajamento, o esforço e a cooperação de cada vereador, de cada um que faz parte da gestão municipal e de cada munícipe, que sonha e colabora para termos um município mais desenvolvido. Juntos superaremos todas as dificuldades existentes e as que surgirem à nossa frente”, afirmou.
Patrícia Lopes reconheceu que as urgências e necessidades do município são muitas, mas, assegurou que tem buscado sempre o equilíbrio, como o exemplo de 2021, onde a prioridade era salvar vidas; e, não poderia ser diferente, e os demais problemas foram tratados de formas pontuais.
“Com a força de Deus, enfrentamos com altivez e coragem, unindo forças para salvar vidas, com todos os recursos e armas disponíveis naquele momento. Assumindo também, naquele momento, com comando e altivez, para solucionar os problemas existentes, que se arrastam desde a fundação do município, sendo um deles a estruturação de um ordenamento urbano e, graças a esse reconhecimento, hoje temos projetos que dão um novo modelo de desenvolvimento urbano ao nosso município”, enfatizou.
Ao relacionar os avanços obtidos em 2022, nas áreas de infraestrutura, saúde, assistência social e educação, a prefeita destacou a importância das parcerias celebradas com o governo estadual e, também, com os vereadores, deputados estaduais e federais e senadores, por meio de acordos de cooperação, convênios e emendas parlamentares.
Na área de infraestrutura, de onde têm vindo muitos dos questionamentos dos críticos a sua gestão, a prefeita destacou o trabalho de manutenção realizado para manter a trafegabilidade dos ramais do município, assegurando o escoamento da produção dos agricultores familiares e o transporte escolar, além da recuperação da pavimentação asfáltica e dos serviços de drenagem, meio-fio e sarjeta em cerca de 80% das vias da sede.
Assegurou que já firmou convênios, com o governo estadual e também emendas parlamentares ao orçamento federal, para garantir o asfalto do ramal e de toda comunidade Rumo Certo e Maroaga, assim como de todo o sistema viário da sede do município.
Na área da assistência, destacou, entre os vários projetos executados em dois anos de gestão, a inauguração da primeira unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e do Prato Cheio, que vem garantindo o almoço, ao preço de R$ 2 à população em vulnerabilidade, e que mudou a realidade de muita gente”, destacou.
Patrícia Lopes também destacou os avanços na área da educação, com a reforma de 70% das escolas municipais, algumas que colocavam em risco a vida de alunos e dos profissionais que trabalhavam nas unidades como, por exemplo, a unidade da comunidade Marcos Freire, no quilômetro 13 da rodovia AM 240 (a estrada de Balbina), que desabou ao serem iniciadas as obras de reforma.
Citou, ainda, a parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), por meio da Empresa Municipal de Trânsito (EMTU), que viabilizou a entrega de coletes e capacetes para todos os mototaxistas do município.
Lembrou ainda da Iluminação de LED, que hoje já está presente na sede do município e nas comunidades rurais Boa Esperança, Jardim Floresta, Micade, Canoas, Novo Rumo, Rumo Certo, Nova Jerusalém, Maroaga, Marcus Freire, Cristo Rei, São Miguel, Fé em Deus, e Céu Mar, fruto da parceria com o governo do estado.
A prefeita citou em sua mensagem, que já foram recuperados 500km de ramais, alguns recuperados na sua totalidade, outros apenas em pontos críticos e, anunciou que, atualmente, o PA Canoas/PA Rio Pardo, já foram recuperados.
“Ruas da sede estão sendo recuperadas através dos convênios que celebramos com o governo do Estado e também recursos próprios do município. Entregamos as praças da Vitória e praça da Cultura, totalmente revitalizadas. Obras importantes para o fortalecimento da cultura, lazer, desenvolvimento econômico e turístico de nossa cidade. Sem falar na satisfação dos nossos permissionários, de terem os seus espaços apropriados e seguros! Isso é valorizar também os homens e mulheres, trabalhadores que nós temos! É investir no turismo! somos um município rico em belezas naturais e, eu sempre defendi a tese de que se fazia necessário ter investimentos do poder público, para melhorar a infraestrutura urbana e rural de Presidente Figueiredo, com isso, o estímulo para que haja incentivos privados, o que é uma consequência certa e, já vemos a mobilização de alguns comerciantes investindo”, destacou.
Falando sobre desenvolvimento, Patrícia Lopes citou, os investimentos na área do turismo, empreendedorismo, cultura, saúde e geração de emprego e renda.
“Fechamos, graças à parceria com o Sebrae-AM, a elaboração dos diagnósticos, do inventário dos atrativos turísticos, além do Plano de Ordenamento Turístico (PAC) e estamos fazendo a regularização do turismo de aventura”, informou.
Patrícia Lopes anunciou novos projetos para 2023 como, por exemplo, a construção do novo hospital municipal e, chamou atenção para outros já implantados, que serão ampliados, como o Sorriso Legal.
“Num futuro bem próximo teremos um novo hospital. Moderno, com maternidade, UTI e refeitório para os nossos servidores, que trabalham no local”, destacou. Ainda na área da saúde, apresentou os números do programa Sorriso Legal, que já resgatou o sorriso e autoestima de milhares de figueiredense.
Na educação, destacou os avanços na educação com 18 escolas reconstruídas e modernizadas, as que ainda faltam, serão entregues este ano. Cada entrega feita é uma vitória e uma grande emoção, pois trabalhamos a necessidade de cada unidade, ouvindo os servidores, os usuários.
A prefeita também citou os investimentos nas áreas da assistência social, cultura e de proteção e defesa dos direitos das mulheres, em especial daquelas vítimas de violência doméstica, como Ronda Mulher Segura, Família Feliz.
“É gratificante receber um abraço de uma mulher vítima de violência doméstica que, hoje sabe que tem com quem contar. Temos uma secretaria da mulher que trabalha com exclusividade para garantirmos os direitos das mulheres Figueiredenses. Temos uma rede de apoio às nossas mulheres, equipe multidisciplinar a disposição. Com a ronda Mulher Segura Família Feliz, o trabalho feito de forma integrada com as forças de segurança que atuam no município, como Semopi, Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, temos garantido os direitos dos nossos cidadãos e a segurança”, enfatizou.
A prefeita anunciou a criação de frentes de trabalho e projetos, voltados aos jovens, desenvolvidos pelas de Juventude, Esporte e Lazer e o Centro Municipal de Apoio a Juventude (CMAJ), e também, na área da cultura, como o Mais Cultura.
Parcerias
Em seu discurso, a prefeita Patrícia destacou a importância das parcerias para vencer os desafios e avançar na gestão pública. Incialmente, agradeceu aos vereadores que, por meio de emendas parlamentares, têm contribuído para que muitas das ações idealizadas pela prefeitura saiam do papel e tenham continuidade.
“Temos tido a colaboração de parceiros importantes para a gestão”, garantiu Patrícia Lopes, citando, por exemplo, as empresas Jayoro e Mineradora Taboca, em programas de assistência, como o Jovem Aprendiz. “Instituições como o Sebrae, no desenvolvimento do turismo, da economia criativa e do empreendedorismo, entre outros; o Idam, que abriu mais uma sede na vila de Balbina, prestando um serviço de excelência ao nosso produtor rural juntamente com a Semada; a WWF, que nos permitiu ser o primeiro município a implantar a ferramenta Smart, de monitoramento de crime ambientais”, completou.
Também entre os avanços na área ambiental, a prefeita citou a implantação do aterro sanitário e o projeto Quem Ama Cuida, de conscientização ambiental, e o novo parque ecológico de Presidente Figueiredo.
Para finalizar, agradeceu o empenho e dedicação os servidores públicos do município, que tem buscado valorizar na sua gestão. Citou os reajustes salariais concedidos em 2021 e em 2022 e, o início do pagamento do Auxílio Alimentação, a partir deste ano.
“É com esse sentimento de determinação e respeito pela coisa pública, que governaremos mais este ano de 2023. Planejando e estabelecendo metas, para continuarmos avançando, buscando recursos para a continuidade da plataforma de desenvolvimento que estamos construindo, dialogando com o povo e com esta Casa, que representa os anseios da nossa gente. Temos a certeza de que estaremos alinhados, como sempre estivemos, em prol de um serviço público de qualidade e eficiente, que traduza a vontade da coletividade”, finalizou.
A prefeita Patrícia Lopes foi à Câmara Municipal acompanhada do vice-prefeito Anderson Leal e da maioria os secretários municipais. Como o presidente da Casa, vereador Marcos Nascimento, abriu a palavra para todos os parlamentares, cada um deles, pôde destacar pontos da gestão que consideraram de grande relevância e, ainda, fazer questionamento e apresentar sugestões.
Fotos: Tamyres Cunha e Paula Oliveira