Patrícia Lopes entrega décima unidade de saúde reformada e revitalizada em Presidente Figueiredo

Com novos espaços, equipamentos, redes hidráulica, elétrica e de logica, mais acessibilidade, a UBS Osvaldo Gomes atende moradores dos bairros Morada do Sol, Honório Roldão e comunidade Santa Cruz

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, reinaugurou nesta terça-feira (17/01), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Osvaldo Gomes, no bairro Morada do Sol, a décima unidade reformada, ampliada e revitalizada pela gestão municipal, como parte do pacote de obras da saúde lançado no ano passado, que contempla além da construção do novo hospital geral Eraldo Neves Falcão, a reforma, ampliação e revitalização de outros espaços, entre eles, a sede do Serviço Móvel de Urgência (Samu).

A solenidade reuniu centenas de moradores dos bairros Morada do Sol, Honório Roldão e comunidade Santa Cruz, atendidas pela UBS, além de vereadores, como o presidente do parlamento municipal, Marcos Nascimento e Tharlisson Barros, autor da emenda parlamentar que assegurou os recursos para que a prefeitura pudesse executar a obra de revitalização da UBS Osvaldo Gomes, profissionais de saúde e a família de Osvaldo Gomes, que dá nome à unidade, proprietário do restaurante Cachoeira, o primeiro instalado no Parque Urubuí, há quase quatro décadas.

“É com muita felicidade no coração que hoje entrego mais uma unidade de saúde totalmente revitalizada e modernizada. Uma obra que tem a força de trabalho, determinação e dedicação de dezenas de servidores, da própria UBS e da secretaria de infraestrutura e serviços públicos. Muito obrigada a todos que nos ajudam a construir esse importante capitulo da história de Presidente Figueiredo. Na placa da obra, constam o nome da prefeita e dos secretários, mas, ali, estão todos vocês”, afirmou Patrícia Lopes, anunciando para a próxima sexta-feira (19/01), a assinatura da Ordem de Serviço da obra de reforma da sede do Samu.

A solenidade foi marcada por discursos emocionados, como o de Joailson Rodrigues, de 86 anos, morador há 36 anos do bairro Morada do Sol, servidor público aposentado da Câmara Municipal, que garantiu nunca ter testemunhado um trabalho tão revolucionário e diferenciado quanto o que está sendo realizado na gestão da prefeita Patrícia Lopes.

“Estou vivenciando uma mudança nunca vista no nosso município. Mudanças que vão da qualidade das obras realizadas ao tratamento prestado pelos funcionários públicos nas repartições da prefeitura. Tudo isso, porque a equipe da gestão municipal se espelha na prefeita”, afirmou.

Mariane Abreu, secretaria municipal de Saúde, além de destacar o trabalho em prol da melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, lembrou que os seus primeiros passos na carreira de enfermeira, foram dados na UBS Osvaldo Gomes e falou do orgulho em poder fazer parte da reconstrução e revitalização da unidade de Saúde.

“Meu pai ficaria muito orgulhoso em ver a qualidade da obra que leva o nome dele. Bonita, bem equipada e aconchegante para atender a população”, destacou Marcelo Gomes de Oliveira, filho de Osvaldo Gomes, que compareceu à solenidade de reinauguração acompanhado do irmão Osvaldo Junior e Bruna Vitória, neta do homenageado.

Mais de cem usuários são atendidos diariamente na unidade, que disponibiliza consultas médicas, atendimento odontológico, vacinação, planejamento familiar, testes rápidos para HIV, Sífilis, hepatites e glicemia, além de acompanhamento de pacientes em tratamento de tuberculose e hanseníase, pré-natal e do desenvolvimento de crianças de zero a 10 anos.

Obras em andamento

Além da construção do novo hospital geral Eraldo Neves Falcão, estão em andamento as obras das unidades de Saúde Celso Clementino, no bairro Galo da Serra; Custódio Inocêncio, no km 28 da AM 240 (Estrada de Balbina); e Ednilson Rodrigues, KM 179, da BR 174.

Fotos: Tamyres Cunha – Dircom/PF