Patrícia Lopes entrega oitava unidade de saúde reformada e ampliada, este ano, na comunidade Boa Esperança

Anexo da UBS Graça Brasileiro, recentemente entregue, Posto de Saúde, teve a recepção e cozinha ampliadas e ganhou salas de Endemias, de Curativos e dos ACS, além de três novos banheiros

A prefeita Patrícia Lopes reinaugurou, nesta sexta-feira (25/08), as novas instalações do Posto de Saúde da comunidade Boa Esperança, localizada no km 120 da BR-174. A unidade foi reformada, ampliada, modernizada e ganhou novo mobiliário equipamentos e aparelhos de ar condicionado. A unidade é a oitava do pacote de obras da Saúde, lançado no final do ano passado pela prefeitura, após a conclusão da revitalização das unidades da rede municipal de Educação, quando 20 escolas foram reformadas e ampliadas, entre elas, a da comunidade Boa Esperança.

“Essa obra, vai muito além de proporcionar um atendimento excelente para os moradores da comunidade. Ela também oferece um ambiente de trabalho ainda mais favorável para nossos incríveis profissionais de saúde, que desempenham um papel essencial. Um passo importante em direção a um sistema de saúde mais eficiente e humano, refletindo nosso compromisso inabalável com o bem-estar de cada cidadão”, afirmou a prefeita Patrícia Lopes.

O Posto de Saúde Boa Esperança, é uma unidade de apoio a Unidade Básica de Saúde Graça Brasileiro, onde uma equipe de Estratégia da Saúde da Família, formada por médio, dentista, enfermeira, técnico de enfermagem, agentes comunitários de Saúde e auxiliar de consultório dentário.

No local são realizados acompanhamento pré-natal, saúde da criança e do adolescente, do homem e da mulher, com oferta de todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização, coleta preventivo de câncer de colo de útero, testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B e C, além curativos pós cirúrgicos e procedimentos de enfermagem, consulta média e marcação de consulta com especialistas e exames, por meio do Sisreg Municipal.

Moradores dos 14 ramais da comunidade participaram da solenidade de reinauguração do Posto de Saúde e aproveitaram a oportunidade para agradecer pela obra, consideradas por eles, um antigo sonho realizado, após uma espera de décadas, conforme afirmou o presidente da Associação de Moradores, Francisco de Assis Ferreira.

“Há muito tempo que não víamos um trabalho de excelência como este sendo realizado em nossa comunidade. Desta vez, não é só uma pintura, o prédio foi reformado e ampliado para oferecer um serviço de qualidade. Vamos fazer bom uso desse espaço, que agora está bem mais aconchegante, equipado com tudo novo. Está perfeito para atender a nossa comunidade que cresceu muito nos últimos anos”, afirmou o líder comunitário.

A agricultora Joana Souza, moradora há 25 anos da comunidade, fez um agradecimento especial a prefeita Patrícia Lopes, em nome de todas as mulheres, “pelo grande empreendimento” e, principalmente, “a maneira humanizada e responsável” com que ela governa o município.

O gerente do Posto de Saúde, enfermeiro Alonso Araújo, agradeceu a prefeita pela valorização dos profissionais de Saúde e por realizar uma gestão inclusiva e participativa.

“Este posto que estamos recebendo hoje, tem a mesma estrutura, equipamentos e qualidade de atendimento que possuem as unidades de saúde da sede do município. Não há distinção na prestação do serviço à população na gestão Patrícia Lopes, entre sede e zona rural”, afirmou, destacando, ainda, que os profissionais de saúde participaram diretamente da elaboração do projeto da unidade de saúde.

Estiveram presentes à solenidade, os vereadores Raimundinho Vidraceiro, Ronaldo Macarrão, Thales Pacheco e Assis Arruda. Todos fizeram questão de destacar o trabalho que vem sendo realizado na gestão Patrícia Lopes, tanto na área da infraestrutura, quanto na Educação, Saúde, Assistência Social, desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda para melhorar a qualidade de vida da população.

Os parlamentares destacaram o trabalho de infraestrutura do sistema viário do município, que ao mesmo tempo em que recupera o asfaltamento das vias da sede, faz manutenção e melhoria dos ramais e vicinais das comunidades rurais.

A secretária municipal de saúde, Mariane Abreu, enfatizou que o acesso igualitário ao serviço de saúde de qualidade é uma das marcas da gestão Patrícia Lopes e que a assistência ideal é fruto do esforço de todos da administração municipal.

Kilmer Barros, secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, enfatizou que Patrícia Lopes faz uma participativa, ouvindo todos da administração e trabalhando de forma harmoniosa e respeitosa com o Legislativo Municipal e, principalmente, ouvindo a população, seja por meio de suas lideranças, ou indo diretamente na comunidade.”

Durante a reinauguração, a prefeita Patrícia Lopes fez a entrega de próteses dentárias para 13 comunitários atendidos no programa Sorriso Legal.

Fotos: Paula Oliveira/Dircom-PF