Permissionários de Presidente Figueiredo comemoram aumento nas vendas com estreia do programa Mais Cultura

Lançado no sábado, evento reuniu visitantes e moradores de Presidente Figueiredo na Praça da Cultura, onde se apresentaram o cantor Doreto, do grupo de dança Ágata e DJ Pedro Diaz

“A partir de agora, todos os sábados à noite, a Praça da Cultura vai ser palco de apresentações de artistas figueiredenses. De shows musicais, danças folclóricas, peças teatrais à lançamento de obras literárias, entre outras manifestações artísticas e culturais da nossa cidade”. Estamos implantando uma importante ferramenta de

O anúncio foi feito pela prefeita Patrícia Lopes durante o lançamento do programa Mais Cultura, na noite do último sábado (21/01), no tradicional ponto de gastronomia e lazer onde se reúnem os figueiredenses e turistas que visitam a cidade.

As apresentações do cantor e compositor Doreto, do grupo de dança Ágata e do DJ Pedro Diaz atraíram um grande público à Praça da Cultura e permissionários comemoram o impacto nas vendas, que duplicaram neste sábado.

“Essa iniciativa foi muito boa, atraiu muita gente. Não só os turistas, veio muita gente da cidade, e consumiram muito mais que antes, porque tendo as atrações eles ficam mais tempo e, quanto mais gente, ficando mais, tem mais consumo”, conta entusiasmado Moacir Nei de Sousa Pinto, que tem uma lanchonete na praça.

Renan Ramos da Silva, dono da pastelaria Base do Recheio, ficou tão impressionado com o resultado positivo nas vendas, fruto do grande público veio à Praça da Cultura atraído pelas apresentações do programa Mais Cultura que já vislumbra contratar, pelo menos, mais dois funcionários.

“Foi um sucesso, porque o turista sempre procura por locais que tenham atrações da cultura local e, praça é o principal point da cidade, ainda mais agora que foi revigorada e está linda, tem lugar para fazer foto para as redes sociais. Estou muito entusiasmado e movimento crescendo, a gente aumenta as vendas e pode empregar mais gente”, afirmou.

O sucesso de público e vendas no primeiro dia do programa Mais Cultura, entusiasmou até os permissionários veteranos da Praça da Cultura, como dona Carmem Ribeiro, que foi uma das primeiras permissionárias a se instalar no local. Hoje ela vende artesanato, doces e bombons feitos à base de cupuaçu e castanha do Brasil, mas, confessa que, está encantada com o programa e já pensa em diversificar seu leque de produtos.

“Esse programa é muito bom. Tenho fé em Deus que vai continuar por muito tempo. Estou pensando seriamente em começar a vender crepe, usando os recheios tradicionais de cupuaçu, castanha com chocolate, além de outros”, anuncia.

Rosilda Gino de Souza, da hamburgueria Atual, está muito confiante de que a realização das apresentações culturais aos sábado vai ajudar manter a clientela mesmo depois que passar  o período das férias, quando, tradicionalmente,  reduz o fluxo de turistas.

“O movimento foi muito bom, mas, creio que vai ser ainda mais importante quanto passar as férias e diminuir a vinda de turistas, porque a própria população, sabendo das atrações, vai vir com mais frequência à praça”, aposta.

O secretário municipal de Cultura e Eventos, Zandem Ferreira, avalia que o programa Mais Cultura já começou atingindo os objetivos para os quais foi criado “promover e valorizar os artistas locais e com isso, fomentar o turismo e a economia criativa, gerando emprego e renda”.

Ele faz questão de lembrar que, além das apresentações todos os sábados na Praça da Cultura, o programa Mais Cultura vai ser levado a outras comunidades da sede e da zona rural.

Zandem também chama atenção dos artistas locais, que ainda não se cadastraram no programa, que procurem a Semculte. “É por meio desse cadastro, que faremos a inserção no programa”, enfatiza.

O período de credenciamento no programa começou na segunda-feira (23/01), na sede da Semculte, a partir das 8h. Informações poderão ser obtidas por meio do telefone (92) 98465-6647.

Os critérios para o cadastro seguirão os moldes do estabelecido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.

No ato do cadastramento, os artistas deverão apresentar portifólio e outras informações relacionadas ao exercício da sua arte.

Apoios e parcerias

O programa Mais Cultura, logo na estreia, ganhou duas importantes adesões. O presidente da Câmara Municipal de Presidente Figueiredo, vereador Marcos Nascimento, anunciou, durante o evento de lançamento, que vai direcionar recursos para manutenção do programa em 2023, por emendas parlamentares.

Quem também assegurou recursos para o orçamento do Mais Cultura, no próximo ano, foi o senador Plínio Valério, que esteve presente no lançamento do programa.

Fotos: Paula Oliveira (Dircom/PF)