Posto de Saúde da comunidade Marcos Freire recebe o nome da líder comunitária Dulcimeire Oliveira da Costa

Unidade é a terceira reinaugurada este ano pela prefeita Patrícia Lopes e a quinta do plano de reestruturação da rede municipal de saúde que é entregue à população, na zona rural do município

A prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, reinaugurou nesta terça-feira (13/06), o posto de saúde da comunidade Marcos Freire, localizado no km 13 da rodovia AM 240 (Estrada de Balbina). A unidade de Saúde, que foi reformada, modernizada e ganhou novas áreas de atendimento e equipamentos modernos, recebeu o nome da líder comunitária Dulcimeire Oliveira da Costa, ex-presidente da associação de moradores, considerada pela comunidade, uma mulher, forte, guerreira e que teve uma vida dedicada a melhorar a vida de outras pessoas.

“Hoje, estamos entregando à comunidade, um projeto diferenciado. O que foi pedido está sendo entregue porque, tanto os servidores quanto os usuários, dessa unidade, foram consultados sobre o que deveríamos melhorar para dotar a unidade de melhores condições de trabalho e de atendimento. Assim se faz uma gestão participativa, ouvindo a comunidade, servidores, porque as pessoas são parte da gestão”, afirmou Patrícia Lopes.

A prefeita lembrou que, por diversas vezes, como vereadora do município, fez indicação para que o posto de saúde fosse reformado, entretanto, nenhum dos requerimentos que apresentou, foram atendidos.

“Vereador Haroldo Bittar, hoje o senhor teve o seu pedido atendido”, fazendo referencia ao requerimento apresentado pelo parlamentar na sua gestão.

A prefeita também fez referencia ao ex-deputado federal, Marcelo Ramos, autor de emenda parlamentar, que assegurou recursos para reforma de postos de saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS), do município.

Além do vereador Haroldo Bitar, também participaram da solenidade, os vereadores Raimundinho Vidraceiro, Thales Pacheco, Ronaldo Macarrão e Assis Arruda.  

Homenagem e Gratidão

 “Aqui, as pessoas vão poder cuidar da saúde, recebendo um atendimento de excelência, com dignidade. Esse era o sonho da minha mãe”, compartilhou emocionada Thayná Costa, filha da homenageada.

Dona Maria Claudia de Oliveira, de 95 anos, mãe de Dulcimeire, falou da emoção de ver reconhecido o trabalho que a filha realizou em prol da comunidade. “É um privilégio viver para ver minha filha sendo homenageada, com essa idade, enquanto ela partiu tão cedo, mas, graças a Deus, fez muito, por muita gente e deixou um grande legado. Eu me sinto muito feliz por isso”, afirmou.

A prefeita Patrícia Lopes disse que, Dulcimeire Oliveira da Costa fez por merecer a homenagem, porque o trabalho que realizou tem o reconhecimento da comunidade. Agradeceu a família por permitir a homenagem e, junto com a mãe, irmãos, filhas e outros parentes de Dulcimeire Oliveira da Costa, descerrou a placa de inauguração da obra.

Para os comunitários e servidores presentes à solenidade, a prefeita Patrícia Lopes, acertou duas vezes, por entregar uma obra de qualidade, nos parâmetros sonhados pelas famílias que se utilizam dos serviços ofertados no posto de saúde e, por homenagear a Dulcimeire Oliveira da Costa, dando o seu nome à unidade.

“Ficou além do que eu e a comunidade sonhamos. Uma obra magnifica! Quando eu entrei aqui e vi como está hoje, para o que era antes, as lagrimas desceram de felicidade. Não considero que foi apenas uma reforma e ampliação, estamos recebendo uma obra nova, completa. Antes, era ruim até pra trabalhar e, agora, meus colegas terão esse ambiente bonito, moderno, com novos equipamentos. Vão poder trabalhar com dignidade e oferecer um atendimento digno à população”, definiu a técnica de enfermagem Zenilda de Aguiar Silva, que trabalhou no posto de saúde reinaugurado, por 23 anos.

O encantamento de Zenilda com a nova estrutura da unidade de saúde, só não é maior que a emoção por ver Dulcimeire Oliveira da Costa dando nome a obra.

“Como presidente da comunidade, acompanhava tudo que acontecia aqui, apoiava todos os projetos. Mesmo sendo evangélica, nunca deixou de apoiar um projeto, porque era de outra denominação religiosa. Ela apoiava tudo que fosse de bom para a comunidade. Era uma mulher guerreira, forte, política. Trabalhava pelo melhor pra comunidade. Até seu último dia de vida ela se preocupou com a comunidade”, conta.

Além de atender as cerca de 300 famílias da comunidade Marcos Freire, o posto de saúde Dulcimeire Oliveira da Costa também recebe usuários de comunidades vizinhas, que são alcançadas por programas, como o Sorriso Legal, que distribui próteses dentarias, gratuitamente.

Na unidade são disponibilizados à população atendimento médico clínico, de enfermagem, odontológico, vacinação, coleta de exame citopatológico de colo uterino (preventivo), puericultura (acompanhamento periódico visando a promoção e proteção da saúde das crianças e adolescentes), pré-natal, além de cuidados e exames relacionados à saúde do homem.

Fotos: Tamyres Cunha/Dircom-PF