Prefeitura de Presidente Figueiredo monta espaço alternativo para ampliar aplicação da vacina bivalente contra covid-19

Imunizante está disponível para idosos, a partir dos 60 anos, imunossuprimidos, grávidas, puérperas, indígenas e quilombolas, em todas as UBS do município

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) organizou, nesta quinta-feira (16/03), um espaço alternativo de vacinação contra covid-19, no terminal dos ônibus que fazem transporte entre as comunidades rurais do município. Além da vacina bivalente, que protege contra a variante Ômicron, prevalente em todo o mundo, e suas subvariantes (BA.1 ou BA.4 – 5), foram ofertadas a primeira e segunda doses e as duas doses de reforço.

No espaço alternativo, que funcionou durante toda a manhã, foi aplicada a dose bivalente da Pfizer.  A aposentada Nazaré Franco Saboia, de 61 anos, moradora da rua Itapiranga, no bairro José Dutra, que mora próximo ao local, onde funcionou o posto alternativo, aproveitou para atualizar o esquema vacinal. “Essa é a minha quinta dose”, disse sorridente. Ela fez questão de contar para todos, que estavam aguardando a vez, para serem vacinados e que, na casa dela, todos já tomaram a quarta dose da vacina contra covid-19, faltando apenas  a filha e neto, receberem a dose bivalente,  pois um não tem idade e o outro está em tratamento médico, e não pode ser vacinado  no momento.

Inês Chaves Pontes, de 83 anos, também mora na sede e aproveitou para receber a dose da vacina bivalente no posto alternativo, montado no terminal dos ônibus do transporte rural. “Faz dias que estava programando ir a UBS me vacinar, mas, como vi o pessoal aqui próxima da minha casa, vim logo, de uma vez, tomar essa vacina. Só quem ficou, como eu internada, muito mal no hospital, com essa doença, sabe não podemos deixar de prevenir”, contou

O agricultor Marcos Antônio Souza, morador da Comunidade Cristo Rei, no km29 da AM240 (Estrada de Balbina), embora tenha idade para receber a dose da vacina bivalente, teve antes de tomar a segunda dose de reforço. “Aproveitei que estou resolvendo umas coisas aqui na sede, e vou logo me vacinar. Lá na comunidade tem vacina na UBS, mas a gente acaba deixando para depois”, admitiu.

Quem também recebeu a segunda dose de reforço, ou quarta dose, como é mais conhecida, foi a agricultora Vanessa Veras, moradora do ramal do Paulista (km 179 da BR 174). “Sempre que me programava para ir na UBS, acontecia alguma coisa; agora, como estão aplicando aqui na tenda, onde é a estação do ônibus, aproveitei logo para me proteger”, contou.

De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Presidente Figueiredo, Katherine Cavalcante, embora todas as UBSs do município, da sede e zona rural, estejam abastecidas com os imunizantes contra covid-19, inclusive a bivalente da Pfizer, a prefeitura tem realizado ações pontuais em pontos estratégicos, onde passam todos os públicos, aptos a serem imunizados.

Ela explicou que, além de estar disponível nas UBSs, a dose bivalente está sendo aplicada nas intuições de longa permanência, para internos e servidores, como é o da carceragem da delegacia da Polícia Civil, que abriga alguns detentos.

Fotos: Dircom/PF