De caráter preventivo, ação visa aumentar a sensação de segurança da população, cuidar das pessoas em condição de rua e moradores de rua e a proteção de crianças e adolescentes
A prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF) prepara uma ação integrada reunindo órgãos de segurança pública, assistência social e cidadania. De caráter preventivo e disciplinar, a ação tem por objetivo orientar à população que circula em bares, casas de show e espaços públicos do município sobre a presença de crianças e adolescentes nesses locais, bem como mapear, disciplinar e prevenir a situação das pessoas em condição de rua, moradores de rua e pela dependência química.
“É uma ação para prevenir e disciplinar, principalmente nesse período de férias escolares e festividades, por meio de uma abordagem multidisciplinar, diferentes aspectos das problemáticas enfrentadas em nosso município”, reforça o secretário de Governo, Carlos Maciel.
Ele explica que as equipes da CIF, formada por servidores de diversas entidades e órgãos, entre eles, o Conselho Tutelar, Ministério Público, Secretaria Estadual de Segurança Púbica (SSP), Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e as secretarias municipais de Governo (Semgov), Ordem Pública e Integração (Semopi), de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU).
“A CIF abordará de maneira específica a questão das pessoas em situação de rua afetadas pela dependência química, visando não apenas a segurança coletiva, mas também oferecendo abordagens humanizadas para direcionar essas pessoas a serviços de apoio e tratamento. Também será dada especial atenção será dedicada à proteção de crianças e adolescentes, com ações preventivas, orientativas e alertas sobre os perigos enfrentados quando desacompanhados nas ruas. A CIF busca não apenas responsabilizar estabelecimentos que permitam a presença de menores em horários noturnos sem a supervisão adequada, mas também educar e conscientizar comerciantes sobre seu papel na proteção da juventude”, destaca o titular da Semgov.
Foto: Divulgação