Prefeitura realiza capacitação: “Mulher segura, família feliz”.

A Prefeitura realizou nos dias 28 e 29/06, o Curso “Capacitação para o combate à violência contra a mulher”.O curso foi coordenado pela Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher, com apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública – SEMOPI, com o objetivo de orientar às mulheres, para que saibam agir em situações abusivas. O público alvo foram algumas mulheres, representantes de secretarias municipais, para darem apoio à Ronda Maria da Penha.

O curso teve a participação da assistente social Francisca das Chagas, coordenadora de articulação institucional e apoio aos municípios, da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, SEJUSC. Na ocasião, foi firmado uma parceria com o município, através de palestras e orientações sobre a rede de apoio que o Estado disponibiliza para mulheres e para as famílias que passam por situações dessa natureza. “O Estado, por meio da SEJUSC, disponibiliza uma rede de apoio tanto na capital como no interior, para apoiar essas mulheres com psicólogos, com medidas protetivas, com palestras de orientação. Estamos aqui para esclarecer e colaborar com a prefeitura, para diminuirmos esses números de violência contra as mulheres”, explicou a assistente social da SEJUSC.

Segundo a secretária municipal da mulher, Inês Sampaio, esta é a primeira vez que o Executivo Municipal puxa essa responsabilidade para si, falando dos abusos contra a mulher e as várias formas de violência que as mulheres sofrem em Presidente Figueiredo. “Nunca nenhuma administração municipal havia se importado tanto, com essa questão da violência contra as mulheres. Estamos atentos sobre tudo que diz respeito às mulheres, e essa capacitação servirá para acolher as mulheres que sofrem esse tipo de abuso, orientar os homens e toda a família que acaba sofrendo com esse tipo de problema social”, enfatizou Inês Sampaio.A Prefeitura de Presidente Figueiredo tem buscado atender todas as classes e categorias, e parcerias que tragam conhecimento e o avanço do município.