Prefeitura realiza reunião com produtores rurais para apresentar propostas da CONAB para Presidente Figueiredo.

Com o objetivo de estreitar laços entre a Prefeitura e a Conab, o evento aconteceu na manhã desta segunda, 07, na Sede do munícipio.

A Prefeitura de Presidente Figureiredo, por meio da Secretaria de Abastecimento Agrícola, Aquícola e Pesqueiro – SEMADA, realizou uma reunião com representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e produtores rurais locais, além da presença do vereador Ronaldo Macarrão e alguns secretários municipais.

Na ocasião, a Companhia Nacional de Abastecimento destacou o intuito de estreitar laços com o munícipio, através da Semada, para que os agricultores locais possam ter acesso às políticas públicas e programas da instituição, como o PAB (Programa Alimenta Brasil), PROVB (Programa Venda em Balcão), dentre outros. A Superintendente do Conab, Sra. Luiza Moura, ressalta a importância da parceria entre as instituições para o avanço da agricultura figueiredense. “Eu vejo isso com um olhar muito positivo, para que, daqui pra frente, a gente possa fazer o estudo de um possível Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Agricultura e a Prefeitura, para que nesse acordo a Prefeitura possa ser uma parceira com relação a questão da logística com a compra do milho, através de nossos criadores, e trazer esse produto para o munícipio. Aqui é o primeiro evento que nós estamos fazendo a convite da Prefeitura e da Secretaria, para que, a partir desse momento, nos darmos as mãos e sermos parceiras”, ressalta Luiza Moura.

Trazer a Conab para o munícipio é proporcionar praticidade e a agilidade no acesso às ferramentas e programas da instituição pelo agricultor local, uma vez que essa era uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos para a expansão do setor primário figueiredense. Com o Termo de Cooperação entre Prefeitura e Conab, Presidente Figueiredo passará a receber um balcão da instituição federal, onde o agricultor fará o seu pedido de forma online com um preço acessível aos produtos e rapidez no recebimento.

Segundo Inês Sampaio, Secretária da Semada, a equipe está focada e dedicada para que esse Termo se torne realidade para os agricultores locais. “Dentro de mais uma semana, nós estaremos com as minutas prontas do Termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e a Conab e dentro de mais ou menos um mês pra frente, a Prefeitura estará assinando esse Termo de Cooperação Técnica juntamente com a Conab. Não é fácil, não é tão rápido assim, mas nós estamos trabalhando diariamente para que isso aconteça de forma mais rápida e, assim, chegue imediatamente ao nosso agricultor rural para que ele possa estar sendo beneficiado”, destaca Inês Sampaio.