Prefeitura recebe ação voltada para associações e cooperativas de Presidente Figueiredo

Representantes do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza realizaram atendimentos jurídico e técnico na Terra das Cachoeiras.

A Prefeitura de Presidente Figueiredo, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, realizou, no dia 07 de abril, no prédio da Secretaria da Mulher, uma ação para atender as associações e cooperativas da sede e zona rural do município. Na ocasião, foram disponibilizados atendimentos na área jurídica e técnica, com o intuito de esclarecer dúvidas sobre os processos enfrentados pelas organizações sociais, principalmente, quando o objetivo é participar do Edital de Chamamento Público da FPS em seu campo de atuação.

Durante o evento, o público feminino marcou presença, aproveitando os atendimentos para tirar dúvidas sobre processos na área de família, como reconhecimento de paternidade e união estável, pensão alimentícia, dentre outros; além de buscar assessoria técnica para suas associações e cooperativas. Para Fabiana Andrade, assessora jurídica da FPS, essa ação é muito importante para esclarecer dúvidas e assessorar as mulheres por meio de informações, em Presidente Figueiredo.

“Eu confesso que estou muito grata. É muito gratificante poder oferecer essas informações, assessorar essas mulheres guerreiras e estou muito grata por estar participando dessa ação e desse projeto que é muito lindo”, destaca Fabiana. Segundo a assessora técnica da FPS, Thaliria Benaion, as dúvidas mais recorrentes foram relacionadas a documentação necessária para participar do Edital de Chamamento Público do Fundo de Promoção Social, com o intuito de conseguir o fomento necessário para sua cooperativa ou associação.

“As mulheres estão procurando saber como se adequar, quais as documentações necessárias que elas precisam para participar e para serem fomentadas pelo Fundo de Promoção Social e quais os objetos que elas podem solicitar também, tanto no setor primário, que são aquelas associações que trabalham com os agricultores familiares, quanto no setor social, que são as associações que trabalham com crianças, adolescentes, idosos, pessoas e mulheres em vulnerabilidade social”, ressalta Thaliria.

Para a presidente da Comunidade Santo Antônio do Abonarí, Maria Fortunata, participar de uma ação que promova conhecimento sobre assuntos de interesse coletivo, como uma associação ou cooperativas, é de extrema importância para o desenvolvimento da comunidade na qual residem. “Eu fiquei muito contente quando vi o anúncio e tava muito ansiosa para vim aqui pra conversar, pra tirar algumas dúvidas, principalmente com relação as ações que o setor público pode tá oferendo pra gente, porque na verdade, existem muitas ações, mas que a gente não tem conhecimento. Então, a gente procura para que possa tá tendo conhecimento dessas informações, do nosso direito, o que a gente pode ter, como que a gente pode tá acessando essas ações que podem nos ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida lá na comunidade”, destaca Maria.