Em presidente Figueiredo, Semana do Meio Ambiente tem caminhada, gincana de coleta seletiva e distribuição de mudas

Durante a Semana do Meio Ambiente, alunos de escolas municipais vão participar de passeios ecológicos aos parques municipais, terão palestras em salas de aula e gincana de coleta seletiva

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) realizou, nesta segunda-feira (05/06), uma caminhada com distribuição de mudas de arvores frutíferas e medicinais, para marcar a Dia do Meio Ambiente e da Ecologia, comemorados mundialmente nesta data.

No trajeto entre a rodoviária municipal e a Praça da Vitória, alunos de escolas municipais, pelotão mirim do Corpo de Bombeiros, acompanhados de professores e servidores da Semmas, chamaram a atenção da população para a importância do cuidado com o meio ambiente e de adotar pequenos gestos, que podem ajudar a preservar o planeta e a humanidade.

Repetindo o slogan “Quem Ama Cuida”, Felipe Silva Martins, de sete anos, aluno da escola municipal Nelson Dornelles, ensinou que jogar lixo na rua, pode entupir os bueiros e impedir a passagem da água da chuva e que, isso pode inundar as casas e deixar as famílias desabrigadas.

Victor Ferreira de Souza, aluno do 5º ano da escola municipal Deisy Lammel Hendges, também demonstrou preocupação com o descarte incorreto dos resíduos e alertou que, se as pessoas continuarem descartando os resíduos que elas produzem, de forma incorreta, na natureza, “rios e florestas vão desaparecer”.

Na chegada da caminhada, na Praça da Vitória, foi feita a distribuição de mudas de arvores frutíferas e medicinais, cultivadas no Viveiro Municipal, onde a população pode adquirir, gratuitamente, essas mudas, para cultivar em casa, no quintal, ou mesmo para reflorestamento de áreas já desmatadas. Para ter acesso às mudas, os interessados devem se cadastrar na sede da Semmas.

De acordo com o titular da Semmas, Luizinho Schwade, uma ampla programação foi elaborada, com ajuda de parceiros como a Norte Ambiental e a Mineração Taboca para que, durante toda a semana, sejam realizadas ações educativas e de conscientização sobre a preservação e cuidado com o meio ambiente.

“Vamos promover passeios ecológicos aos parques municipais, incluindo uma vista ao Museu da Amazônia (Musa), em Manaus ; estamos realizando uma competição de coleta de resíduos recicláveis, para criar essa consciência coletiva; também estaremos trabalhando as ações do programa Quem Ama Cuida, de educação ambiental continuada, que serão reforçadas durante esta semana, por meio de palestras nas escolas”, afirmou.

Gincana de coleta seletiva

A competição de coleta seletiva começou antes mesmo do lançamento da programação oficial da Semana do Meio Ambiente, junto às escolas municipais da sede e também da zona rural do município.

De acordo com o secretário Luizinho Schwade, mais de uma tonelada de garrafas pets, vidros e outros materiais foram recolhidos pelos alunos.

O material coletado está sendo pesado e o resultado da gincana será divulgado no final da semana.

Como no ano passado, a prefeitura inaugurou dois Pontos de Entrega Voluntária (PEV), a proposta da Semmas, é incentivar a utilização desses locais, entre a população, fazendo dos alunos, multiplicadores dessa prática, junto às suas famílias.

Fotos: Divulgação/Dircom-PF