Professores de Presidente Figueiredo Concluem Pós-Graduação em Educação no Campo com Apoio do MEC

Em um marco significativo para a educação municipal, mais de 20 professores de Presidente Figueiredo, localizado a 107 quilômetros de Manaus, concluíram com êxito seus trabalhos de conclusão de curso no âmbito do programa de Pós-graduação em Educação do Campo. Este programa faz parte da iniciativa “Escola da Terra”, uma colaboração entre a Universidade Federal do Amazonas, Universidade Estadual do Amazonas, Câmara Municipal e Secretaria Municipal de Educação.

Rodolfo Oliveira, Secretário de Educação, destacou o sucesso do programa. “Após mais de um ano de dedicação intensa, nossos professores da rede municipal apresentaram seus trabalhos finais, incluindo seminários, exposições de trabalhos, trocas de experiências e artigos científicos produzidos durante o curso,” disse ele.

O programa Escola da Terra, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Continuidade da Educação a Distância e Inclusão (Secadi), inclui dois cursos oferecidos pela Faculdade de Educação da UFAM: o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo – Práticas Pedagógicas e o Curso de Especialização em Educação do Campo com Ênfase em Práticas Pedagógicas, beneficiando 25 professores da rede municipal.

Heloisa da Silva Borges, coordenadora do curso, explicou a evolução do programa. “Iniciado em 2013, o programa tem como objetivo a formação continuada de professores já atuantes. Com o sucesso da primeira turma de aperfeiçoamento em 2014/2015, em 2020 propusemos e conseguimos a aprovação do MEC para continuar o programa em forma de especialização,” relatou ela.

Esse programa ressalta a importância da colaboração contínua entre instituições de ensino e o governo municipal, proporcionando oportunidades enriquecedoras para os professores e, consequentemente, para a comunidade educacional de Presidente Figueiredo.