Roda de Conversa vai reunir mulheres, vítimas de violência doméstica e familiar, para tratar sobre saúde mental

Ação da Secretaria Extraordinária de Política para as Mulheres da prefeitura de Presidente Figueiredo terá dinâmicas de grupo, orientação sobre cuidados com a beleza e sorteios de brindes

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por intermédio da Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (Sepm) realiza no próximo dia 31 de janeiro, a partir das 16h, uma Roda de Conversa com mulheres, vítimas de violência doméstica e familiar, para tratar sobre as consequências que das agressões para a saúde mental da mulher.

A ação está no contexto da campanha Janeiro Branco, que tem por objetivo alertar sobre os cuidados com a saúde mental e que, em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”. O evento será realizado no auditório do complexo administrativo, onde funciona a secretaria, localizado na Rua Itaúba número 31, bairro morada do sol.

De acordo com a secretária extraordinária de Políticas para as Mulheres, Ieda Nicácio, a violência doméstica e familiar afeta profundamente a saúde mental das vítimas e, durante a Roda de Conversa, a ideia é tratar sobre o assunto, para que essas mulheres possam saber as consequências dessas agressões, bem como, onde  podem buscar ajuda e tratamento.

“Vivenciar uma situação de violência é, muitas vezes, um ciclo duradouro. Uma agressão física ou verbal pode ter impactos permanentes na saúde mental da mulher que foi vítima. Tudo isso fica marcado, ela passa a se sentir usada e descartada, em muitos casos e, o pior é que as pessoas do seu dia a dia, muitas vezes não compreendem”, destaca Ieda Nicácio.

A Roda de Conversa será conduzida pela própria secretária, com a participação da equipe técnica da Sepm, formada por assistentes sociais e psicólogas. Entre uma conversa e outra, as mulheres convidadas – todas em acompanhamento pela secretaria – também vão participar de atividades recreativas e de orientações, sobre os cuidados com o 2corpo, o rosto, além de sorteios de brindes.

“Será mais um momento de acolhimento, orientação e confraternização, a exemplo dos muitos que realizamos”, define Ieda Nicácio

Fotos: Divulgação/Dircom-PF