Torneio de futsal encerra atividades da campanha Novembro Azul, em Presidente Figueiredo

Iniciativa visa alertar o homem sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e câncer de próstata

O propósito não era apenas o futsal, e sim a saúde. Porém, unir a paixão pela a modalidade esportiva aos cuidados com a saúde foi a forma encontrada pela Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Figueiredo (Sems) para encerrar a programação do Novembro Azul, campanha de conscientização sobre a saúde.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), o evento reuniu na quadra da Praça da Cultura, na área central do município, dezenas de jogadores que formaram times de improviso para disputar as partidas.

Os vencedores da competição levaram para casa, troféus, medalhas, brindes e muitas informações sobre como cuidar melhor da saúde e, principalmente, entenderam que, prevenir é melhor remédio e, que há testes e exames que precisam ser realizados com frequência, para manter a saúde em dia.

E, ainda tiraram dúvidas sobre o exame de próstata, um exame que, por conta do preconceito e da desinformação, deixa de ser feito no momento certo e, por conta disso, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em estados mais avançados, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.

Durante todo o mês de novembro, equipes de Estratégia de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS),além de decorarem com balões e enfeites na cor azul, para chamar atenção dos pacientes que forma em busca de atendimento, promoveram palestras  e orientaram sobre os cuidados com a saúde dos homens.

Estatística

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde (MS), no Amazonas a estimativa é de que 480 homens desenvolvam o câncer de próstata até o final de 2022, o tumor mais comum no público masculino do estado.

Diagnóstico

O diagnóstico do câncer de próstata é feito por meio do teste de PSA, com amostra de sangue, e o toque retal.

De acordo com os especialistas, os tumores de próstata, quando diagnosticados precocemente, têm grandes chances de cura. Eles recomendam que os homens com dor para urinar, jato de urina diminuído, aumento do número de vezes para urinar de dia e à noite ou com sangramento na urina devem ir ao urologista para uma avaliação especializada.

Ainda segundo os especialistas, hábitos saudáveis de vida são importantes para se evitar o câncer de próstata nas formas mais agressivas. Os homens também devem evitar a obesidade, o sedentarismo e a exposição a produtos químicos industriais, produtos de petróleo, dentre outros.

Fotos: Tamyres Cunha