Após reforma e ampliação, posto médico Castanhal passa a atender moradores das comunidades Micade 1 e 2

Localizado no km 134 da BR 174, unidade saúde será reinaugurada, nesta quinta-feira, com a realização de campanha de multivacinação para toda a comunidade, incluindo influenza e covid-19

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), reinaugura, nesta quinta-feira (18/05), o Posto de Saúde Castanhal, unidade descentralizada da UBS Maria das Graças Alves Brasileiro, que atende os moradores das comunidades Micade 1 e 2. Essa é a primeira obra do programa de recuperação e revitalização da rede municipal de saúde, que começou a ser executado pela prefeita Patrícia Lopes, em 2023.

Com uma área construída, que é sete vezes maior que a existente anteriormente, o Posto de Saúde Castanhal será entregue à população com consultórios médico, odontológico e de enfermagem, salas de vacinação e de curativo, e mais área de recepção. Todos os equipamentos e mobiliário são novos.

De acordo com a coordenadora da Atenção Primária de Saúde da Sems, Emily Rocha da Silva Rodrigues, a nova estrutura vai permitir, não só, ampliar a serviços e também atender com mais qualidade e eficiência aos moradores da Micade 1, como também, atender aos da Micade 2. Além disso, vamos poder fazer o agendamento de consultas e exames por meio do Sistema de Regulação Municipal (Sisreg) remoto, operado a partir da UBS Graça Brasileiro”, informa a coordenadora.

Multivacinação e Consultas

Para marcar a reinauguração do Posto Castanhal, a prefeitura vai realizar uma campanha de multivacinação para toda a população, com a oferta de todos os imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI), incluindo Influenza e covid-19.

“Vamos vacinar toda as faixas etárias da comunidade. De bebês a idosos, com todas as vacinas disponibilizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), por isso, é importante trazer a carteira de vacinação”, alerta Emily Rodrigues.

Também estará sendo ofertada à população, consulta com nutricionista, enfermeira, clinico geral e atividades com educador físico.

Pacote obras

A exemplo do que fez na educação, a prefeita Patrícia Lopes, preparou uma pacote de obras para o setor de saúde, que inclui além da reforma, ampliação e revitalização de UBSs e postos de saúde, aquisição de novos equipamentos, melhoria na prestação dos serviços, com a implantação do Sisreg Municipal, que já está funcionando na sede do município e na maioria das UBSs da zona rural e outras ferramentas.

Dentro do pacote de obras, já estão sendo executadas a reforma e ampliação da UBS Graça Brasileiro, que deve ser reinaugurada ainda neste mês de maio, Canoas, no km 139 da BR-174 e do Posto de Saúde da comunidade Marcos Freire, no KM 13 da rodovia AM 240 (Estrada de Balbina).

Também já está em curso o processo licitatório para construção do novo Hospital Geral Eraldo Neves Falcão.

Fotos: Dircom-PF/Divulgação