Com tema “Um sonho a mais”, Auto de Natal revive o nascimento de Jesus, emociona e desperta nostalgia nos figueiredenses e visitantes

Protagonizado por artistas locais, o evento, que é realizado desde 2010 em Presidente Figueiredo, foi produzido e dirigido por Eliana Duarte, com coreografia de Ray Monteiro

Atores que representaram José, Maria e o menino Jesus emocionaram o público presente na arena da Praça da Vitória

Olhos atentos na plateia acompanhavam cada cena do Auto de Natal – “Um sonho a mais”, realizado nessa quarta-feira (21/12), na arena da Praça da Vitória, localizado na área central do município de Presidente Figueiredo, distante a 107 km de Manaus, pela rodovia federal BR-174. A narrativa do espetáculo retratou o nascimento do menino Jesus, a partir do ponto de vista e dos valores de Dona Amélia, que trouxe à memória os tempos áureos da década de 1980.

Plateia atenta a cada cena do Auto de Natal 2022

“Nada melhor do que você relembrar das épocas que passaram, que foram boas, pra ver se você traz um pouco daquela lembrança pro mundo atual, onde as pessoas estão precisando relembrar o que é família, o que é união e fraternidade”, destaca Eliana Duarte, multiartista e responsável pelo espetáculo.

Passos de dança que marcaram a década de 80 levaram o público ao delírio na arena da Praça da Vitória

A peça teatral contou a história de Dona Maria Inácia, uma personagem vivida pelo artista Fernando Alves, e sua filha Isabelita, interpretada por Rebeca Nery, que esse ano receberam a visita de sua matriarca, a espirituosa Dona Amélia, interpretada pelo ator Alexandre Marques, onde revivenciaram suas lembranças através de músicas e danças que marcaram essa época.

Família que comandou a narrativa do espetáculo: D. Maria Inácia (ao centro), Isabelita (a esquerda) e D. Amélia (a direita)

“Estar aqui nessa praça e ter a oportunidade de vivenciar esse momento incrível é muito gratificante, ainda mais porque estou tendo o privilégio de me apresentar com a minha filha, que é quem me faz voltar a ser artista”, diz emocionado Alexandre Marques, 41, gestor artístico e pai de Valentina Marques, que, juntos, fizeram parte do elenco principal do espetáculo, levando alegria, nostalgia e emoção ao público presente.

Prefeita Patrícia Lopes e sua filha ao lado de Alexandre Marques e sua filha Valentina

Valorizar os artistas da “terra”, foi uma das prioridades da organização do evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte). Para a prefeita Patrícia Lopes (União Brasil), esse olhar cuidadoso aos artistas locais é muito importante para o desenvolvimento da cultura no município, uma vez que “são pessoas da terra, que já fazem isso a alguns anos”, destaca.

Prefeita Patrícia Lopes e família juntos com o elenco e equipe responsável pelo espetáculo

O espetáculo foi embalado por uma playlist que tinha sucessos como Thriller, de Michael Jackson, Dirty Dancing até Sandra Rosa Madalena, de Sidney Magal, que levaram o público ao delírio, relembrando suas memórias dos anos 80. A aposentada Josefa Silva da Costa, 72, disse que a noite foi de muita alegria, pois proporcionou a ela “lembrar dos seus anos 80, onde tinha apenas 14 anos e essas músicas lhe trouxeram belas memórias”, afirma saudosa a aposentada.

Corpo de Baile coreografado por Ray Monteiro

O ponto alto do evento foi reviver o nascimento de Jesus, que trouxe emoção e reflexão ao espectadores, mostrando que o amor, a paz e a harmonia podem renascer no coração de cada pessoa através da pureza de uma criança, de bons sentimentos e do amor para com o próximo. “Desejo que todos os dias possa renascer no nosso coração o verdadeiro sentimento que Cristo nos ensinou que é o amor e, que através disso, a gente possa viver e ter uma sociedade melhor”, destaca a prefeita Patrícia Lopes.

Artista representando a Sagrada Família no espetáculo

O evento também contou com a apresentação do Coral da Saúde, formada por profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (Sems) e a orquestra de violões, composta por jovens do Centro Municipal de Atenção à Juventude (CMAJ), que abrilhantaram o Auto de Natal 2022.

Coral da Secretaria Municipal da Saúde (Sems)

“Foi uma noite muito linda, todos estão de parabéns. É um momento muito importante, aonde o povo de Presidente Figueiredo pôde prestigiar uma festa muito encantadora”, ressalta Edinês Pinheiro, presidente da Associação dos Universitários.

Orquestra de violões do CMAJ

Fotos: Tamyres Cunha e Paula Oliveira