Depois do sucesso em 2023, Mais Cultura volta à cena das noites de sábado de Presidente Figueiredo

Idealizado pela prefeita Patrícia Lopes, programa é importante ferramenta de valorização dos artistas locais e tem impulsionado os empreendimentos da Praça da Cultura, gerando emprego e renda

O programa Mais Cultura volta, neste sábado (20/01), em clima de aniversário, trazendo como convidados especiais Geilson Teixeira, Dj Pedro Diaz e Lucas Dourado, artistas figueiredenses que, a exemplo de tantos outros talentos da Terra das Cachoeiras, participaram do programa ao longo de 2023.

Idealizado pela prefeita Patrícia Lopes, o Mais Cultura se tornou, já no primeiro ano de implantação, uma importante ferramenta de valorização dos artistas locais e impulsionou as vendas dos permissionários da Praça da Cultura e também do comércio no entorno.

“O programa Mais Cultura é muito importante, não somente para nós artistas, mas também, para os comerciantes da praça da cultura. É um projeto que valoriza a cultura e os artistas locais que, com a sua arte, atraem a população e os turistas para a praça, gerando emprego, renda e aumentando o movimento do comércio local”, afirma o cantor e músico Geilson Teixeira, que se diz honrado em participar do programa.

José Lucivan Pinheiro Bezerra, que é permissionário da Praça da Cultura, conta que no seu empreendimento “Papa-léguas” as vendas triplicaram e, por conta do aumento no movimento, teve que contratar mais nove funcionários, o duplicou sua mão de obra, que era de apenas oito e, hoje são 17 trabalhadores.

“O impacto foi muito relevante. A chegada do Mais Cultura veio coroar a reforma e revitalização da nossa Praça da Cultura, que virou o point de Presidente Figueiredo nas noites de sábado, tanto para os moradores locais, quando para os turistas que, no passado, vinham muito pouco à praça. Agora, a praça virou uma das atrações turística da cidade. Além de valorizar nossos artistas, a prefeita está fomentando a nossa economia, porque ganhamos nós, permissionários e também os donos de supermercados e mercearias que ficam no entorno da praça”, afirma Lucivan Bezerra.

Ao longo de 2023, mais de 200 artistas figueiredenses passaram pelo palco do Mais Cultura. Além de músicos, cantores de todos os estilos, aconteceram apresentações teatrais, sarau de poesia, camerata de violão, danças folclóricas, desfile de moda, entre outras manifestações culturais, como o artesanato.

Para o secretário municipal de Cultura e Eventos, Zandem Ferreira, o Mais Cultura é uma das melhores ações da gestão Patrícia Lopes, voltada para o fomento e incentivo aos artistas locais nos mais diversos segmentos.

“Além de garantir acesso à cultura nas áreas mais remotas do município, gera emprego, renda e oportunidades para as pessoas inseridas, tanto no aspecto artístico quanto turístico de Presidente Figueiredo. Me sinto honrado em poder coordenar este programa”, destaca.

Fotos: Dircom-PF