O evento religioso mais esperado pela população está de volta, movimentando a economia e o turismo no município.
Após dois anos sem eventos, devido a pandemia do Covid-19, a Prefeitura de Presidente Figueiredo realizou, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, mais uma edição da Encenação da Paixão de Cristo, no dia 15 de abril, na Praça da Vitória, localizada no centro da cidade. Esse espetáculo é idealizado e executado por artistas locais, desde a criação do roteiro até a escolha do elenco. Foram meses de preparação e ensaios para que o objetivo do evento fosse alcançado, que é levar uma mensagem de amor, esperança e renovação para o público.
Durante o espetáculo, a emoção tomou conta da população presente na Praça da Vitória. Olhos atentos acompanhavam cada cena, cada expressão, cada detalhe que os artistas encenavam na arena e, nem a ameaça de chuva impediu o público de assistir evento até o final. Para Eliana Duarte, teatróloga e criadora do espetáculo, é gratificante ver o resultado de tanto trabalho ser entregue de forma tão brilhante para a população. “É uma satisfação inenarrável ver o final do espetáculo e ver o povo até o final. Ameaçou um pouquinho de chuva, mas deu tudo certo. Você não sabe como é prazeroso fazer esse trabalho e trabalhar com o que você ama e ver o resultado final. Agradeço a toda essa equipe maravilhosa, todo esse elenco maravilhoso e, acima de tudo, todo esse desprendimento que foi feito”, destaca Eliana.
Para o Secretário de Cultura e Eventos, Mota Neto, esse evento traz uma mensagem de amor, ressurreição e bons sentimentos para o público; além de fomentar a economia e o turismo na cidade. “Estamos retornando a vida normal, após uma pandemia, e agora no ano de 2022 estamos realizando esse belíssimo espetáculo pra falar do amor, da ressurreição, pra falar dos melhores sentimentos das pessoas. E isso para o município é muito agregador para a economia, num feriado desse ter essa praça lotada é muito gratificante”, ressalta Mota.
A cada espetáculo, uma nova abordagem é pensada pela organização para contextualizar para os dias atuais a mensagem de amor e esperança, que a Paixão de Cristo nos remete todos os anos na Semana Santa, levando emoção e reflexão para o público que o prestigia. Para Joyce Oliveira, moradora do município, a entrega dos atores em cena e a dedicação de toda a equipe fizeram a diferença na realização do evento e como uma cena a emocionou. “Que momento lindo foi mostrado aqui na Paixão de Cristo 2022. Os artistas se inspiraram realmente na época, onde o Senhor deu a vida por nós e foi muito emocionante. Eu chorei muito na hora que Maria enxuga o seu filho e, nossa, aquele momento foi espetacular. Parabéns a todo o elenco, a equipe e a prefeitura pelo excelente espetáculo”, destaca Joyce.