município de Presidente Figueiredo foi escolhido, dentre vários outros municípios do Amazonas, para receber uma doação de 3 Estações de Tratamento de Água, advindas do Instituto Ambiental e Tecnológico do Amazonas – IATECAM. O Instituto é sediado em Manaus, mas gere investimentos na área ambiental, vindos de alguns países da Europa.
Uma equipe técnica do IATECAM, que estava representando a presidente do Instituto, Sra Erika Nosawa, e o vice-presidente Sr. Frank Shishido, realizou uma breve reunião com a prefeita Patrícia Lopes em Manaus, para formalizarem a doação dessas 3 ETA’s; o projeto, conhecido como BIOH2O, já está pronto e à disposição do município, desde o ano de 2017, sem que ainda tenha sido colocado em prática.
Estavam nessa reunião, o secretário Lorinho Braga, o consultor institucional do IATECAM, Sr. Massami Miki, consultor operacional Marcos Ribeiro, o consultor de fiscalização e projetos Willians Alves, além consultor jurídico Dr. Alessandro Melo. No decorrer da reunião, o consultor internacional do IATECAM fez uma chamada para a prefeita diretamente da Espanha, refirmando o interesse do Instituto nesta parceria com Presidente Figueiredo.
As Estações de Tratamento de Água, serão instaladas em 3 lugares estratégicos, sendo uma no hospital municipal Eraldo Falcão; outra na área dos hotéis e restaurantes, localizados próximos a corredeira do Urubuí; e outra na comunidade do Rumo Certo.
Todos os equipamentos e a equipe técnica para a instalação, serão disponibilizados pelo IATECAM, e a contrapartida da prefeitura, será somente a instalação, por meio de serviços de engenharia civil.
A previsão de entrega dessas 3 Estações de Tratamento de Água está para o início de dezembro.