Prefeitura viabiliza ação de crédito da Afeam para ajudar empreendedores a investir e ampliar seus negócios

Ação, que acontece de 22 a 26 de abril, faz parte do programa Cidade Empreendedora e vai atender empreendedores regularizados e, também, autônomos ainda sem empresa registrada

A prefeitura de Presidente Figueiredo, em parceria com o Serviço de Apoio a Pequena e Média Empresa (Sebrae-AM) e a Agencia de Fomento do Amazonas (Afeam) realizará, no período de 22 a 26 de abril, a primeira Ação de Crédito de 2024, para atender empreendedores do município – MEI, microempresas e empresas de pequeno porte, além de empreendedores autônomos, que exercem uma atividade econômica, mas ainda não têm empresa registrada.

“Essa é mais uma ação, fruto da parceria entre a prefeitura de Presidente Figueiredo, por meio do Sebrae-AM, que atuará como agente técnico, disponibilizando, gratuitamente, consultoria para elaboração das propostas de crédito, que serão encaminhadas para análise da Afeam, que é o agente financeiro. Mais uma vez, a prefeitura abre caminho para que os empreendedores figueiredenses possam obter um financiamento para manterem e alavancarem seus negócios, afirma Elianda Miranda dos Santos Rocha, secretária municipal de Turismo, Empreendedorismo e Comercio (Semtec)

De acordo com a secretária, os interessados não precisam realizar agendamento, o atendimento será por livre demanda, no horário das 8h às 12h e das 13h às 16h. A Sala do Empreendedor funciona na sede da Semtec, localizada na avenida Araras, Centro. Elianda Rocha, esclarece que a proponente da linha de crédito, não pode ter restrições no Cadastro de Pessoa Física (CPF), exigência do mercado financeiro.

“Atendendo à recomendação da prefeita Patrícia Lopes, continuamos criando oportunidades para que o empreendedor figueiredense possa investir, prosperar no seu negócio, garantindo renda e uma melhor qualidade de vida à sua família, além de gerar novos empregos, para mudar a realidade de centenas de pessoas do nosso município” destaca Elianda Rocha, lembrando que essa é uma oportunidade importante para os empreendedores que pretendem comercializarem seus produtos e serviços durante a festa do Cupuaçu, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2024.

Condições especiais

Para autônomos e MEI, o limite de crédito é de até R$ 21 mil, com taxa de juros variando entre 6% e 8% ao ano. Já para microempresários e Empresa de Pequeno Porte (EPP), a linha de crédito pode chegar a R$ 200 mil, com juros variando entre 10% e 12% ao ano.

Os contemplados terão três meses de carência e mais 33 meses para amortizar a dívida.

As propostas são analisadas em conformidade com as condições de cada proponente e tipo de cliente (novo e quem já tem crédito junto a Afeam) e cliente especial, aquele teve crédito mais de duas vezes, pagos sem atraso.

Fotos: Dircom-PF