Presidente Figueiredo lança programa de educação ambiental para reduzir consumo de recursos naturais

“Quem Ama Cuida” tem por objetivo fomentar a economia de recursos como energia, água e descartáveis, começando pelos órgãos da administração municipal e escolas públicas

A prefeitura de Presidente Figueiredo, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), lança no próximo dia 22 de março, Dia Internacional da Água, o programa “Quem Ama Cuida”, de educação ambiental, voltado à conscientização de servidores da administração municipal e estudantes de escolas públicas para necessidade de redução do consumo de energia, água e copos descartáveis, além de outros materiais que impactam negativamente o meio ambiente.

 “Por determinação da prefeita Patrícia Lopes, vamos iniciar o programa pelas repartições da administração municipal, para dar o exemplo, depois, vamos trabalhar na rede pública de ensino, envolvendo alunos das escolas municipais, estaduais e federais”, adianta Luizinho Schwade, titular da Semmas.

A solenidade de lançamento do programa começa às 8h, no auditório do Sistema de Previdência dos Servidores Púbicos do município (Sisprev), na avenida Onça Pintada, bairro Galo da Serra.

De acordo com o secretário Luizinho Schwade, programa contempla a realização de palestras e oficinas sobre como reduzir a produção de resíduos nas atividades do dia a dia, qual a destinação correta desses resíduos, o que pode ser reciclado e o que necessita ser descartado. Também como reduzir o consumo de energia elétrica e de água.

O programa será implantado, gradativamente, em cada órgão e repartição pública municipal e, posteriormente, será feito o monitoramento do consumo, para constatar o nível de mudança de hábito dos servidores.

“Obtivemos junto a secretaria de Planejamento, os dados de consumo de água, energia, copos descartáveis, etc., de cada uma das repartições municipais. Assim, vamos poder medir os resultados do programa, a partir do nível de conscientização do servidor e da redução desses itens”, explica titular da Semmas.

Experiencia exitosa

Luizinho Schwade adianta que boa parte das ações propostas no programa “Quem Ama Cuida”, já foram testadas na Semmas e deram bons resultados. Ele cita como exemplo, a reduziu em 75% do consumo de copos descartáveis, um resultado alcançado com medidas simples, como o fato de cada servidor ter o seu próprio copo ou caneca para utilizar na repartição.

Fotos: Divulgação/PF