Projeto de saneamento rural sustentável na comunidade do Rumo Certo recebe visita técnica do BID

Representantes do BID em Figueiredo (Imagens: Chico Santos e Alisson Mendes)

 

A implantação do projeto ‘SIRWASH’ de saneamento rural sustentável na comunidade Boa União, no ramal do Rumo Certo (KM 165 da BR-174), recebeu na quarta-feira (15) uma visita técnica da comitiva formada por representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação, do Governo do Estado, da Funasa e das instituições parceiras do programa.

No local, a comitiva reuniu com a comunidade e representantes da Prefeitura de Presidente Figueiredo, incluindo o prefeito do município, Fernando Vieira, que agradeceu a presença dos representantes, ressaltando a importância de ser o projeto piloto desse modelo na Amazônia.

“O município agradece essa força-tarefa do BID, do Estado, da FUNASA, e da UGPE, tudo isso é importante. É um projeto piloto que vai ser transmitido para toda a Amazônia. A gente sabe que isso é importantíssimo, a Amazônia cuidar dessa questão do saneamento, principalmente com respeito à água. A Amazônia hoje está no foco do mundo com seus minérios estratégicos, mas amanhã vai ser a água que vai ser a próxima crise do planeta”, disse Fernandão.

Após a reunião, a visita seguiu para a comunidade Boa União, no ramal do Rumo Certo, onde serão desenvolvidas as ações do projeto com a participação dos moradores.

“Tudo muito bonito na comunidade, as pessoas, o lago, a natureza, é muito interessante o olhar de todos os atores como comunidade, autoridade, com esforços juntos para melhorar a água e sanamento”, disse a representante da Embaixada da Suiça, Maria Laura.

Sobre o projeto

O  projeto prevê melhorias no abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos, incluindo também a ampliação da capacidade de reservação, implantação de nova rede de distribuição e instalação de hidrômetros nas residências.

Na área de esgotamento sanitário, serão realizados estudos para definir o modelo mais adequado de sistema, além da construção ou adequação de banheiros e ligações domiciliares à rede ou a soluções individuais.

Já no eixo de resíduos sólidos, está prevista a implantação de uma central de triagem e a construção de estrutura para armazenamento e reaproveitamento de materiais recicláveis. A proposta integra uma agenda mais ampla de ampliação do acesso ao saneamento em áreas rurais, com foco em soluções técnicas adaptadas às características das comunidades.

 

Fernando Vieira em reunião com a comitiva (Foto: ascom prefeitura)