Semana da mulher grávida termina com entrega de enxovais, aula de pilates, cuidados com a beleza e ensaio fotográfico

Dezenas gestantes participaram ação “Gerando Frutos com Amor”, encerrando a programação da Semana da Mulher Grávida, instituída pela lei municipal de autoria da então vereadora Patrícia Lopes

O Parque da Corredeira do Urubuí foi o cenário da ação “Gerando Frutos com Amor”, que reuniu cerca de 100 gestantes, para o encerramento da Semana da Mulher Grávida, evento instituído pela Lei Municipal nº 06 de outubro de 2009, de autoria, da então vereadora, e hoje prefeita de Presidente Figueiredo, Patrícia Lopes, que começou na segunda-feira (20/03) e terminou nesta sexta-feira (24/03).

Ação, que mobilizou as secretarias municipais de Saúde (Sems), de Políticas Públicas para as Mulheres (Sepm), Ação Social e Cidadania (Semasc), Juventude Esporte e Lazer (Semjel) e Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), proporcionou as gestantes momentos relaxantes, palestras sobre bem-estar e cuidados com a nutrição e outras dicas de saúde, serviços de beleza, entrega de enxovais e a produção de fotos para composição de uma “book de grávida”.

“Fiz questão de organizar esta homenagem, com base na lei de minha autoria enquanto vereadora, para celebrar esta fase tão importante na vida da mulher, que é a maternidade, a chegada de um filho. Quisemos acolher, mimar, proporcionar momentos de descontração, embelezamento com o “Cuidando Delas”, ensaio fotográfico, sorteios de brindes, entregas de enxovais, brincadeiras. Esse momento, é algo além do atendimento e assistência prestados pelas políticas públicas voltadas às cidadãs figueiredenses”, definiu a prefeita Patrícia Lopes.

Grávidas do primeiro, do segundo e até o quinto filho, como a agricultora Maria das Neves, do Jardim Floresta, comunidade rural localizada no km 126 da BR 174, que veio à sede para acompanhar a sogra em atendimento médico, participaram da ação, que proporcionou momentos de boas risadas, trocas de experiencia, aprendizado e, principalmente, de “se sentir especial”, como definiu Amanda da Conceição, que no nono mês de gravidez, aguarda para qualquer momento a chegada do primeiro filho.

Durante a Semana da Mulher Grávida, inserida dentro do Mês da Mulher, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Presidente Figueiredo, na sede e zona rural, gestantes participaram de palestras, receberam orientações sobre o acompanhamento do pré-natal, alimentação saudável, vacinação e também puderam cuidar da beleza, com os serviços ofertados pelo programa Cuidando Deles, ações que seguem até o dia 31 de março.

“É importante que a mulher, ao constatar a gravidez, procure o mais rapidamente possível a UBS para o pré-natal, para já começar o vínculo com os serviços de saúde, para fazer os primeiros exames, tomar as vacinas e ter as devidas orientações”, destaca a titular da Sems,  Mariane Abreu.

Fotos: Igor Rabello/Dircom-PF