Nesta quarta-feira, 19 de março de 2025, Presidente Figueiredo recebeu a primeira Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento de 2025, promovida pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), com o apoio da Prefeitura Municipal. O evento marcou o início da programação de 2025 da SUFRAMA, e teve como principal objetivo fornecer aos empresários locais informações essenciais sobre incentivos fiscais e oportunidades de desenvolvimento.
A cerimônia de abertura contou com a presença do superintendente da SUFRAMA, Bosco Saraiva, além de representantes do Banco da Amazônia (BASA) e da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). Durante o evento, foram realizadas palestras sobre temas como incentivos fiscais, cadastramento na SUFRAMA, como elaborar projetos utilizando matéria-prima regional e a política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com duração de até 20 minutos.
Bosco Saraiva, superintendente da SUFRAMA, explicou que a jornada tem como principal objetivo aproximar os empresários locais das oportunidades de incentivos fiscais, muitas vezes desconhecidas por falta de informação. Ele reforçou que eventos como esse são essenciais para garantir que as empresas da região aproveitem os benefícios oferecidos pela SUFRAMA e outras entidades de apoio.
O prefeito de Presidente Figueiredo também participou da programação e destacou a importância do município, que, além de ser um ponto turístico conhecido por suas belezas naturais, está se destacando no cenário econômico regional. A cidade está ganhando atenção especial no setor mineral, após a compra das operações da mineradora peruana Taboca, por uma empresa chinesa, que agora vai explorar a mina do Pitinga, localizada na região da hidrelétrica de Balbina. A mina, que extrai principalmente estanho, também produz nióbio, tântalo e outros elementos de terras raras, essenciais para a fabricação de eletrônicos.
A jornada é mais uma ação da SUFRAMA, com apoio da Prefeitura de Presidente Figueiredo, para fomentar o desenvolvimento local, aproximando os empresários das soluções e incentivos necessários para o crescimento econômico e sustentável do município. A Prefeitura, por sua vez, segue comprometida em apoiar a integração e o progresso de Presidente Figueiredo, que, com suas riquezas naturais e um ambiente estratégico, tem tudo para crescer ainda mais.